Caros Amigos, antes de tudo venho desejar a todos um Feliz Ano Novo e que 2011 possa ser um ano de muitas conquistas para todos nós. Meu objetivo ao escrever essa mensagem é para fazer um breve balanço sobre as conquistas que os estudantes tiveram no último período e as próximas batalhas que enfrentaremos para o próximo ano, pois bem, passamos neste ano de 2010 por um momento muito importante para o Movimento Estudanti, momento este que nos posicionamos novamente contra a degradação da educação pública, tive a oportunidade de somar na liderança da greve dos profissionais da educação no início do ano, greve esta que causou um grande impacto em nossa cidade, nós estudantes falamos que estávamos a favor do Professor, do Zelador, da Merendeira, enfim a favor de todos aqueles que nos ajudam a aprender e a conviver no ambiente escolar. Esta greve trouxe também muitos prejuízos ao nosso calendário escolar da rede municipal, mas se não fosse à greve iríamos continuar com a merenda escolar estragada, com as paredes e carteiras destruídas, e nossos Professores sem o PCCS. No final deste ano a Prefeitura Municipal anunciou reformas profundas em mais de quinze escolas, melhoria da educação infantil e mais diálogo com os educadores e estudantes. Mas este ano não se resumiu apenas na greve dos educadores, foi também um ano que completamos 2 anos do Centro Federal de Ensino Técnico (CEFET) em nossa cidade, foi um ano que a APE se reforçou com novos grêmios e diretórios acadêmicos, foi um ano marcante do ponto de vista político ao elegermos dois jovens para a ALERJ.
Passamos no último Congresso (novembro de 2009) um período que ao final dele teríamos um marco na entidade, pois estava em disputa à volta ao passado ou a continuidade de uma gestão que deu certo, e tivemos o saldo da continuidade ao reelegermos a maioria da diretoria da APE além de reforçarmos a entidade com mais novas forças políticas de juventude e a vinda de mais estudantes independentes (que hoje são maioria na entidade). O período de 2010 fez com que 2011 se tornasse um ano desafiador para a entidade do ponto de vista das conquistas, pois tivemos claros retrocessos na educação do nosso município este ano, tais como : o término das bolsas da UCP destinadas aos estudantes da rede pública, a reformulação do passe escolar, o AUMENTO ABUSIVO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS, as diversas mudanças na direção da secretaria municipal de educação, a dificuldade no PCCS (Plano de Carreira, Cargos e Salários) da Educação sair do papel, e muitas outras, mas nós estamos atentos a todas estas atitudes que bloqueiam os avanços do movimento estudantil, acredito que essas ações do atual Prefeito terão que ser repensados em 2011, pois se o canário se manter iremos voltar às ruas para combater os que querem impedir o avanço da educação pública de qualidade.
Sabemos a importância que 2011 terá no cenário municipal, pois antecede o pleito de 2012, nossos vereadores terão que ter uma postura mais crítica e mais coesa quanto a política pública educacional do município, afinal somos mais de noventa mil estudantes e novamente vamos interferir na próxima eleição para termos representantes preocupados com a nossa educação.
Quero me despedir dizendo que nós fizemos muito nesses últimos 3 anos, ano que vem eu me despeço definitivamente da APE e do Movimento Estudantil com a certeza de que fiz mais do que prometi e de que dediquei esse tempo da minha vida em prol do coletivo, em prol dos meus colegas estudantes e do povo Petropolitano, aos quais sempre defendi arduamente em vários momentos decisivos. Agradeço a toda a diretoria da APE que neste período caminhou comigo em todos os momentos e nunca hesitou em se desdobrar pela entidade. Novamente desejo a todos um excelente 2011 que Deus possa continuar nos abençoando e que neste próximo ano possamos vencer as barreiras do retrocesso e voltar a avançar no rumo das mudanças para os estudantes e para nossa população.
Forte Abraço a todos e todas,
Diego Vieira
Presidente da Associação Petropolitana dos Estudantes