O prefeito Paulo Mustrangi renovou a parceria com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) para oferecer 100 bolsas de estudo integrais aos alunos oriundos da rede pública de ensino para o ingresso nos cursos de graduação da mais tradicional instituição de ensino superior do município. O edital do Vestibular Social PMP 2011 já pode ser acessado através do site da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br).
Com a renovação da parceria, a Prefeitura de Petrópolis mantém seu compromisso social de dar oportunidade aos estudantes da rede pública de ter acesso ao ensino superior. Os primeiros 100 colocados no vestibular poderão optar por um dos 22 cursos de formação da UCP, como Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Engenharia, Letras e Psicologia, entre outros (confira a listagem no edital).
Os estudantes interessados e que se enquadrem no perfil a que são direcionadas as bolsas têm até o dia 23 de fevereiro para fazer sua inscrição via internet, no site da UPC (www.ucp.br), ou de forma presencial nos dias 24 e 25 de fevereiro, nos horários entre 8h e 12h e de 14h às 19h, na Rua Benjamin Constant, 213, Centro (Campus I). As provas serão aplicadas no dia 27 de fevereiro, às 9h. As inscrições custam R$ 50. Segundo informa o edital, o resultado do vestibular será divulgado no dia 2 de março, quando as matrículas deverão ser efetivadas. Mais informações pelo telefone 2244-4004.
Podem concorrer às vagas os estudantes que preenchem os seguintes requisitos: ser portador de certificado de conclusão de ensino médio de escola da rede pública (municipal ou estadual) no município de Petrópolis; ter cursado, no mínimo, duas séries do ensino médio em escolas da rede pública (municipal ou estadual), no município de Petrópolis; não ser portador de diploma de graduação e não ter concluído nenhuma disciplina, com aprovação, em cursos de graduação. Vale lembrar que as bolsas de estudo serão válidas exclusivamente para o ingresso no 1º período de 2011.
Mais informações devem ser obtidas no edital que está disponível na página da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br), junto com o conteúdo programático das provas.
FONTE: TRIBUNA DE PETRÓPOLIS
FONTE: TRIBUNA DE PETRÓPOLIS
Caros Editores do Blog,
ResponderExcluirSirvo-me deste comentário, primeiramente para criticar a forma de exposição da matéria, vocês basicamente transmitiram a matéria ao blog, sem incluir seu posicionaento frente a tal situação. Creio que deveriam explicitar melhor seus ideais.
Em segundo lugar, e tornando-se o principal motivo deste comentario, quero registrar minha indignação com este sistema adotado entre a prefeitura e a UCP. Não que eu não pensen que a prefeitura deva agir como agente promotor do Ensino Superior em nosso amado Municipio (tal gesto é, inclusive, louvavel), mas creio que esta não é a melhor forma, enquanto a UCP enche seus cofres com dinheiro público e condiciona os nossos estudates a cursos caros e de qualidade duvidável, a prefeitura recebe essas miseras 100 bolsas como um cala boca e não luta por uma Universidade pública e de qualidade, é incoerente que várias cidades menores que Petropolis e com menos representatividade já tenham Universidade pública e nós ainda não. Precisamos de um governo (e de uma associação estudantil) que vise o público, o investimento na educação publica e não o enriquecimento do setor privado. Ainda sonho com a UFPET (Universidade Federal de Petropolis) OU UNIPET (Universidade de Petropolis).
Outro caso de semelhante indignação e que merece ser citado são as bolsas em escola particulares para alunos com bom desempenho, que eles mereçam um ensino melhor que o público tem a oferecer (infelizmente), eu concordo, mas com o que deixa de arrecadar em impostos e o que gasta com tal programa a prefeitura criava uma escola pública de excelência (Como os CEFETs cariocas e a Federal da FIOCRUZ).
Enfim, espero que este comentário sirva de reflexão e gere debates sobre o tema.
Atenciosamente,
João Vitor Galo Esteves.
Caro Amigo,
ResponderExcluirestamos muito felizes em poder ler este seu comentário, na realidade parte do que você defende (90%) nós também defendemos, quanto a nossa opinião nas matérias do Blog você tem toda razão, na realidade iremos a partir de março melhorar a qualidade de debates através do nosso blog e emitir maiores opiniões sobre temas parecidos. Nossas opiniões sempre são publicadas por aqui e por jornais locais de Petrópolis, mas realmente compreendemos que é preciso melhorar a comunicação crítica no blog, Fico feliz com seu comentário e posteriormente postarei uma breve reflexão sobre a sua fala no blog da APE.
Forte Abraço,