quarta-feira, 7 de julho de 2010

Escolas públicas com boas notas no Ideb

O Ministério da Educação divulgou na última quinta-feira as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A avaliação é feita de dois em dois anos, em alunos do primeiro segmento até a 4ª série e dos anos finais, de 5ª a 8ª. Em Petrópolis, a maioria das escolas obteve notas superiores ao Ideb de 2007 e em destaque está a Escola Municipal Robert Kennedy, no bairro Castelânea, com 6,2 pontos, uma das melhores avaliações da cidade.
Para a diretora do colégio, Naide Contarini, o bom desempenho se dá pelo trabalho de equipe e compromisso de professores e diretores. “Desenvolvemos projetos e trabalhamos em cima disso. É gratificante saber que os resultados são tão expressivos”, comentou. A capacitação dos profissionais de ensino e novos conceitos em educação são alguns dos pontos relacionados pela diretora. Na última avaliação, a escola também obteve uma das notas mais altas do município, 5,8.
Outro destaque é a Escola Municipal General Heitor Borges, no Manoel Torres. O colégio obteve nota 5,9, média bem acima do Ideb de 2007, que foi 4,5. As avaliações vão de 0 a 10 e boa parte das instituições ficou com notas acima de 4. A Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo e a Escola Municipal Monsenhor Gentil também tiveram boas notas, 5,5. Outro bom exemplo é a Escola Estadual Rui Barbosa, no Alto da Serra, com 5.2 pontos.
Na contramão do bom desempenho educacional estão os colégios Odette Fonseca, Júlio Frederico Kooler e Abelardo Lamare. Essas instituições tiveram notas abaixo de 4. A Escola Municipal Odete Fonseca, localizada na BR 040, foi uma das piores de Petrópolis, com avaliação 2,7. No Ideb de 2007, o colégio obteve nota 4,5. A diretora do colégio foi procurada pela equipe de reportagem, mas não quis falar sobre o assunto. Já o Ciep Cecília Meirelles, em Corrêas, apesar da nota baixa tem muito o que comemorar. Em 2007 a avaliação foi 1,8, neste ano a nota subiu para 3,5.
Bons resultados também nas escolas avaliadas nos anos finais, de 5ª a 8ª série, onde a maior parte das instituições teve notas acima de 5. Entre os melhores colégios estão o Instituto Metodista (5,8); Educandário Menino Jesus (5,4) e Luis Carlos Soares (5,2). Escolas conhecidas como o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio e o Colégio Estadual Dom Pedro II tiveram avaliação abaixo de 5. No Liceu, foram 4.6 pontos, e no Cenip 3.5. Já as piores notas foram encontradas nas instituições estaduais, com média 2. O Colégio Princesa Isabel, no Quitandinha, e o Augusto Mechick, no Alto da Serra, ficam empatadas com 2,2 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ok, Amigo(a), recebido. Abraço!