O aumento do pedágio da BR-040, deixou o vereador Wagner Silva, PPS e líder de governo, indignado. “Este aumento é mais um sapo que teremos de engolir vivo. Mais uma vez a população está refém e sem ter a quem pedir socorro. A audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, tempos atrás, foi um ato orquestrado entre a Concer e a ANTT, onde uma defendeu a outra e a população, não teve direito a falar absolutamente nada”, exclamou.
Para o vereador, enquanto a população não se unir e tomar medidas que mostrem a todo o país o tamanho de sua indignação, nada vai acontecer. “Acredito que com a união de todos será possível fazer com que sejamos ouvidos, mas será preciso unir sociedade e todos os poderes. Não é possível que o Governo Federal aceite que uma Agência Reguladora, dê razão a uma Concessionária e não dê ouvidos hora nenhuma à população, que sofre diariamente com a inoperância de um sistema”.
E acrescenta que os usuários pagam um pedágio caro e não possuem boa pavimentação, são inúmeros os trechos onde o piso está tão quebrado que a impressão é a de estar trafegando em área de terra batida. Os Call Boxes até hoje não foram instalados. Continuam existindo áreas de sombra que deixam os celulares sem sinal e os usuários sem ter como solicitar ajuda. Tudo isso sem falar na segurança, tanto na subida, quanto na descida da serra de Petrópolis a Concer promove consertos na via, interditando longos trechos com iluminação precária, sem agentes que auxiliem os motoristas, facilitando assim a ação de criminosos. Os equipamentos são limitados e, muitas vezes, os socorristas da empresa são obrigados a se valer da criatividade para atender os usuários. O abandono acontece exatamente entre Rio e Petrópolis. Já entre Areal e Juiz de Fora, foram feitas muitas melhorias, duplicações, recuperações de pista, retornos, entre outras.
Wagner ainda pergunta: será que nem com o apoio do Deputado Federal Hugo Leal será possível contar? “Afinal, ele foi um dos idealizadores da, se é que podemos chamar assim, “audiência”, que só serviu para palanque e não para ouvir a população, as Associações de Moradores, as entidades civis como o Instituto Civis, os Vereadores e demais autoridades que estavam presentes. Será que estas pessoas não conhecem o serviço oferecido pela Concessionária da Raposo Tavares ou da Castelo Branco? Não é possível que eles acreditem que petropolitano não tem noção do que é um serviço de qualidade”. Naquele mesmo dia o Prefeito Paulo Mustrangi recebeu os representantes da ANTT e Concer, os Deputados Federais Paulo Rattes, Leandro Sampaio e Hugo Leal, além dos vereadores da cidade, para uma reunião política em seu gabinete e como a reunião se estendeu, todos foram diretamente para a Câmara, para a audiência.
Já com relação à nova subida da serra, anunciada durante a audiência, Wagner Silva acredita que será um benefício para os seus bisnetos e não vê boa vontade nenhuma da Concer nem em construir esta nova via, nem tampouco a duplicação do Bingen com o Quitandinha. “E sobre este assunto não faltam bons projetos, durante o período em que estive como Presidente da Comdep, 1996-2000, tínhamos uma equipe que desenvolveu um projeto barato e sem grandes dificuldades de execução. Este projeto foi apresentado novamente por mim na audiência, abraçado pelo secretário Nelson Sabrá e divulgado pela imprensa local dias atrás. Espero sinceramente que a população, as entidades civis, o Ministério Público, as Associações de Moradores, Câmara Municipal e Poder Executivo se unam em busca de fazer soar a voz do bom senso e que a ANTT se conscientize de que é necessário ouvir aqueles que utilizam e pagam para trafegarem pela via”.
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ok, Amigo(a), recebido. Abraço!