Comemoramos no dia 11 de agosto o dia do estudante, data importante para juventude brasileira e também para nossa sociedade fazer algumas reflexões sobre a educação do nosso País, tais como: o sistema pedagógico educacional brasileiro, a questão das cotas, o livre acesso ao Ensino Superior, enfim inúmeras pautas que estão colocadas no debate cotidiano de nosso País.
Os estudantes Petropolitanos, como a grande maioria dos estudantes do País estão de férias prolongadas devido ao surto da gripe A. O movimento estudantil lamenta que esse período tão importante da nossa grade curricular esteja sem aulas, mas entende que é uma questão de saúde pública e defendemos antes de tudo a segurança, tranqüilidade e saúde de nossos estudantes.
Eu enquanto Presidente da entidade estudantil de Petrópolis, não poderia deixar passar esta data em branco, apesar de não podermos fazer nenhuma atividade nesta semana devido à ausência das aulas, gostaria de aqui poder manifestar minha alegria de ser estudante, alegria essa que deveria ser de toda juventude brasileira, porém infelizmente a realidade não nos permite e impede todos os anos cerca de dois milhões de jovens de continuarem seus estudos ainda no nível fundamental para irem trabalhar, se dedicar a outras atividades, enfim essa é a dura realidade do nosso país.
Leonel de Moura Brizola, meu grande ídolo na defesa da educação brasileira há alguns anos atrás iniciava no estado do Rio de Janeiro o projeto dos CIEPS, que objetivava a educação integral, de qualidade e de acesso a toda população, Brizola construiu cerca de 500 CIEPS pelo nosso estado atendeu mais de quatrocentas mil crianças e jovens fluminenses, esse projeto tão importante se perdeu na história por nossos representantes, a morte de Brizola em meados de 2004 deixou a educação do Rio de Janeiro órfã, naquela época eu pouco entendia de Política Pública, mas já compreendia a importância dos CIEPS, ingressei em 2006 neste mundo de movimento estudantil e me dei conta de quanto a ausência da Política Educacional de Brizola faz falta nos tempos atuais.
Pois bem, acredito que Brizola estava correto quando dizia que sem educação não haverá transformação do ser humano e nem avanços sociais, pois para isso tudo a base era a ampla educação de qualidade, que dê oportunidades iguais a todos. Quando me recordo de Brizola lembro-me de seu amigo parceiro e defensor dos CIEPS, Darcy Ribeiro homem que propôs a real transformação da educação desse país, que escreveu inúmeros livros e artigos de grande relevância educacional e social para nosso povo brasileiro.
O Brasil dos tempos atuais deve saber olhar com mais carinho para nossos estudantes, porque todo cidadão é, já foi ou deveria ter sido um estudante e cada um no seu tempo defende aquilo que esta na pauta do dia do movimento estudantil, hoje temos que debater e implementar o REUNI (Reestruturação e Extensão das Universidade Públicas,), os CEFET’s que estão se transformando em IFET’s, a garantia para todos do Passe livre e do meio passe, o fim do vestibular, o Prouni, a reforma Universitária, a garantia do pelo menos 7% do PIB para educação, o Plano de cargos e salários para os Profissionais da educação e várias outras bandeiras importantes que estão na ordem do dia em Brasília.
Por fim quero parabenizar Petrópolis, porque muitas coisas nossos estudantes já conquistaram graças a muitas manifestações e compreensão de nossos representantes, mas acredito que temos muito mais a avançar no nosso Município, acredito que seja essa a hora, pois alcançamos no legislativo Petropolitano vereadores jovens, preocupados com nossa juventude, temos no Executivo, pessoas que surgiram dos movimentos sociais a começar pelo nosso Prefeito, enfim, acredito que a APE nesse próximo período tem muito a conquistar por nós estudantes, mas precisamos de todos unidos para que possamos garantir uma educação de mais qualidade que atenda a todos e que permita a garantia de oportunidade a todo e qualquer cidadão, temos que olhar Brizola, Darcy e muitos outros.
Desejo a você estudante sucesso na sua carreira e na sua vida, que Deus possa continuar nos ajudando e que Petrópolis continue no caminho certo para que possamos conquistar inúmeras vitórias para nós estudantes e para sociedade Petropolitana.
Diego Vieira
Presidente da APE
É muito bom saber que a nossa nação em seu âmago ainda possa gerar jovens que comungam os nossos ideais, perdemos em nosso momento, mas SEGURAMENTE ainda há tempo para que seja retomado o único caminho capaz de viabilizar o futuro de nossa grande nação e de seu belo povo, o da EDUCAÇÃO. Aqui cabe pensamento de um de nossos maiores pensadores, Darcy Ribeiro:
ResponderExcluir"Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Deixo aqui nosso hino:
"Brava gente brasileira! Longe vá temor servil.. Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil."
BRIZOLA VIVE