segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estado confirma oferta de 500 bolsas de estudo integrais para graduação


Estudantes petropolitanos poderão disputar, nesse segundo semestre, 500 bolsas de estudo integrais para cursos tecnólogos de ensino superior na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Elas serão financiadas pelo governo do estado e valem já para o segundo semestre desse ano. Somadas às 100 bolsas oferecidas por meio de convênio com o governo municipal, Petrópolis alcança, só nesse ano, o número de 600 estudantes beneficiados por ensino superior gratuito.
A graduação gratuita será oferecida seguindo os mesmos moldes da oferta feita há dois anos, quando o estado financiou, num modelo de convênio inédito, bolsas de estudo na UCP, por meio de processo seletivo. Na época, um investimento de R$ 1,2 milhão assegurou a oferta de 300 bolsas em cinco cursos: Petróleo, Produção, Rede de Telecomuniações, Gestao de Meio Ambiente e Controle e Automação. Foram realizadas duas seleções, em agosto e em dezembro de 2009, e as primeiras turmas estão concluindo seus cursos em 2011.
A retomada do benefício foi solicitada durante a semana ao governo do estado pelo deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), que apresentou indicação com essa finalidade na Alerj. “Uma das minhas bandeiras na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro é a Educação. Esse é um passo importante para a formação educacional de nossos jovens e ainda com um diferencial que agrega ainda mais valor à iniciativa: a excelência da Universidade Católica de Petrópolis, ensino reconhecido internacionalmente”, afirmou.
O deputado acredita que o convênio possa ser mantido também nos próximos anos. “A cada ano vai ser possível aumentar o número de bolsas e ampliar os cursos oferecidos. O mercado de trabalho e as pesquisas é que vão nos indicar as áreas econômicas em que a cidade precisa de profissionais”, completou Bernardo Rossi.
O reitor da UCP, José Luiz Rangel Sampaio Fernandes, e o deputado estadual Bernardo Rossi se encontraram na última sexta-feira para selar o compromisso entre poder público e a entidade de ensino. “A iniciativa do deputado vem ao encontro do diálogo que vinha sendo conduzido junto ao governador Sérgio Cabral pelo nosso grão-chanceler e bispo diocesano Dom Filippo Santoro, que recebeu do governador mais uma demonstração de sensibilidade e de visão política no apoio ao crescimento de nossa juventude. Como instituição, ratificamos que nossos campi estarão devidamente estruturados para receber os egressos do ensino público. Eles encontrarão em nossa casa um ambiente propício ao crescimento profissional e como cidadãos”, disse o reitor.
Os cursos tecnólogos têm menor duração, mas com expectativa de aproveitamento imediato porque atendem, mediante identificação por pesquisa, a demanda do mercado. Muitos estudantes já estão trabalhando nestas áreas e buscam qualificação e outros iniciam o curso tecnólogo, entram no mercado e completam, depois, a graduação no ensino superior correspondente.
“Com mais essa iniciativa, alcançaremos 600 bolsas gratuitas, custeadas pelo poder público em um mesmo ano, um número até então impensado para a cidade”, comemorou o deputado estadual, fazendo referência às demais bolsas de estudo, custeadas pela prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ok, Amigo(a), recebido. Abraço!