quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Educação abre matrículas em nova escola municipal

Com uma proposta educacional inédita no município, a Secretaria de Educação abriu ontem as matrículas de sua mais nova unidade educacional: a Escola Municipal Paulo Freire. Além de atender alunos jovens e adultos com defasagem de idade/série no horário diurno, o espaço vai promover atividades multidisciplinares para os estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais. A escola funcionará em um prédio adaptado, adquirido pela Prefeitura por determinação do prefeito Paulo Mustrangi, com a finalidade de potencializar o atendimento educacional para estes alunos.

A Escola Municipal Paulo Freire, situada na Rua Buarque Macedo, 85, Centro, foi criada para atender a demanda de alunos gerada com o fim do convênio entre a Prefeitura de Petrópolis e a Associação e Centro Educacional Inclusivo (Acei), de Nogueira, por determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado). A abertura da unidade é um compromisso firmado pelo prefeito Paulo Mustrangi com as famílias destes estudantes.

Além destes alunos, o centro educacional receberá estudantes com necessidades educativas especiais oriundos de colégios da rede estadual e da Escola São Pedro de Alcântara, que terão acesso à escolarização e atendimento educacional especializado no contraturno. Também serão abertas turmas para Educação de Jovens e Adultos (Eja) no horário diurno, oferecendo educação de qualidade para as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na infância e adolescência ou que pararam de estudar por motivos diversos. Desta forma, a Secretaria de Educação facilitará a promoção do processo de inclusão social dos alunos com deficiências, atendendo assim as orientações do Ministério da Educação.

Ontem, os pais e alunos foram recepcionados na nova unidade pela subsecretária de Educação, Cláudia Quintanilha, para conhecer as dependências da escola e efetivar a matrícula. A expectativa é de que a escola comece a funcionar atendendo cerca de 160 alunos. “Mais de 100 alunos já foram matriculados. As aulas terão início no dia 14 de março, logo após o carnaval”, disse. Cláudia Quintanilha ressaltou que a unidade educacional contará com uma parceria com o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado Doutor Accácio Branco para a promoção de atividades diversificadas.

A equipe do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação se reuniu ontem, às 21h, com professores de 1° e 2° ano do Ensino Médio do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio que dão aulas para alunos deficientes auditivos. A escola possui 11 alunos matriculados, que contam com o acompanhamento de intérpretes. A reunião foi realizada no auditório do Liceu, com o objetivo apresentar os professores à metodologia usada pelos intérpretes em sala de aula. Além do Liceu, a Escola Municipal Salvador Kling também possui intérpretes para as turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ok, Amigo(a), recebido. Abraço!