segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estado confirma oferta de 500 bolsas de estudo integrais para graduação


Estudantes petropolitanos poderão disputar, nesse segundo semestre, 500 bolsas de estudo integrais para cursos tecnólogos de ensino superior na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Elas serão financiadas pelo governo do estado e valem já para o segundo semestre desse ano. Somadas às 100 bolsas oferecidas por meio de convênio com o governo municipal, Petrópolis alcança, só nesse ano, o número de 600 estudantes beneficiados por ensino superior gratuito.
A graduação gratuita será oferecida seguindo os mesmos moldes da oferta feita há dois anos, quando o estado financiou, num modelo de convênio inédito, bolsas de estudo na UCP, por meio de processo seletivo. Na época, um investimento de R$ 1,2 milhão assegurou a oferta de 300 bolsas em cinco cursos: Petróleo, Produção, Rede de Telecomuniações, Gestao de Meio Ambiente e Controle e Automação. Foram realizadas duas seleções, em agosto e em dezembro de 2009, e as primeiras turmas estão concluindo seus cursos em 2011.
A retomada do benefício foi solicitada durante a semana ao governo do estado pelo deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB), que apresentou indicação com essa finalidade na Alerj. “Uma das minhas bandeiras na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro é a Educação. Esse é um passo importante para a formação educacional de nossos jovens e ainda com um diferencial que agrega ainda mais valor à iniciativa: a excelência da Universidade Católica de Petrópolis, ensino reconhecido internacionalmente”, afirmou.
O deputado acredita que o convênio possa ser mantido também nos próximos anos. “A cada ano vai ser possível aumentar o número de bolsas e ampliar os cursos oferecidos. O mercado de trabalho e as pesquisas é que vão nos indicar as áreas econômicas em que a cidade precisa de profissionais”, completou Bernardo Rossi.
O reitor da UCP, José Luiz Rangel Sampaio Fernandes, e o deputado estadual Bernardo Rossi se encontraram na última sexta-feira para selar o compromisso entre poder público e a entidade de ensino. “A iniciativa do deputado vem ao encontro do diálogo que vinha sendo conduzido junto ao governador Sérgio Cabral pelo nosso grão-chanceler e bispo diocesano Dom Filippo Santoro, que recebeu do governador mais uma demonstração de sensibilidade e de visão política no apoio ao crescimento de nossa juventude. Como instituição, ratificamos que nossos campi estarão devidamente estruturados para receber os egressos do ensino público. Eles encontrarão em nossa casa um ambiente propício ao crescimento profissional e como cidadãos”, disse o reitor.
Os cursos tecnólogos têm menor duração, mas com expectativa de aproveitamento imediato porque atendem, mediante identificação por pesquisa, a demanda do mercado. Muitos estudantes já estão trabalhando nestas áreas e buscam qualificação e outros iniciam o curso tecnólogo, entram no mercado e completam, depois, a graduação no ensino superior correspondente.
“Com mais essa iniciativa, alcançaremos 600 bolsas gratuitas, custeadas pelo poder público em um mesmo ano, um número até então impensado para a cidade”, comemorou o deputado estadual, fazendo referência às demais bolsas de estudo, custeadas pela prefeitura.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Projeto Educacional Brasileiro e Desenvolvimento Social




Após décadas de sucateamento da educação básica o Brasil se vê a frente de um enorme desafio, continuar sua expansão sócio-econômica e ter mão-de-obra qualificada para novos postos de trabalho. Acompanhamos nos últimos telejornais matérias sobre o desenvolvimento social do nosso País e a enorme defasagem na qualidade educação básica atrelada a qualificação no período do ensino médio, demoramos muito a perceber que para o País avançar economicamente era preciso fazer antes uma enorme revolução no projeto educacional brasileiro. Nos anos 90 na segunda parte do governo de FHC (98-2002), o então Presidente Fernando Henrique Cardoso descompatibilizou o ensino técnico do ensino médio, ou seja, fechou escolas técnicas e desqualificou nossos estudantes formandos do ensino médio, logo não bastava só a educação básica ser ruim, ainda se retirou a formação do ensino médio com a formação técnica. O Brasil nesses anos cresceu muito, do ponto de vista macro-econômico e no desenvolvimento social, hoje em pleno 2011 não temos como ocupar as vagas destinadas a mão-de-obra técnica qualificada.
O governo Lula avançou neste ponto com os CEFET’s  e IFET’s (escolas técnicas federais), o que representou um significativo avanço dentro da área educacional, mas não o suficiente, criou-se também o FUNDEB para substituir o FUNDEF, com isso se pensa mais amplamente na educação básica, que vem desde a educação infantil e vai até o final do ensino fundamental. Hoje na Câmara Federal e no Senado brasileiro faz diariamente debates sobre quais serão as atitudes para qualificar os brasileiros para o pré-sal, para as grandes obras de hidrelétricas (Belo Monte), para a construção civil que avança cada dia mais e para outros enormes investimentos que nosso país terá a partir de agora. Aos que se especializaram dificilmente ficarão desempregados, aos que não se qualificaram basta correr literalmente atrás do prejuízo, mas isso apenas não ira resolver. E as gerações futuras? E a atual geração que ainda esta na escola? Como iremos adequar essas futuras mãos-de-obra à nova realidade do Brasil?
Este desafio tira o sono dos grandes pensadores e educadores do nosso país, não será uma tarefa fácil mudar a roda da história que foi ignorada no passado quando Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e tantos outros falavam que o caminho era a EDUCAÇÃO. Nossa presidente Dilma esta consciente desta batalha que nos próximos quatro anos será determinante para o Brasil crescer com segurança e estabilidade. Devemos atuar desde já na educação infantil e criar uma enorme revolução no ensino médio, o ‘’ Sistema S ‘’ (SENAI, SENAC e SESI) já percebeu a importância deste momento para nosso país, vide os novos cursos e a expansão que eles estão propondo para cursos técnicos no Brasil, também seguem essa linha a educação privada que hoje abre diariamente cursos de Petróleo e Gás, Tecnologia da Informação e cursos na área da construção civil.
Devemos ficar atentos para esse momento histórico do no nosso país, essa geração deve se adequar rapidamente às novas exigências do mercado de trabalho e as futuras gerações devem sair da escola e da faculdade prontos para assumirem esses novos desafios que trouxeram desenvolvimento social, econômico, maiores investidores para o Brasil e também uma enorme dor de cabeça para nossos governantes e eu ainda diria que também trouxe uma sensação de dever cumprido aos que la trás avisaram que o caminho era sem dúvida um verdadeiro investimento na EDUCAÇÃO.

Autor: Diego Vieira - Presidente da APE
Obs: Se você tiver um bom texto nos envie para publicação : apepetropolis@gmail.com

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Governo confirma 100 vagas para bolsa de estudo na UCP

O prefeito Paulo Mustrangi renovou a parceria com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) para oferecer 100 bolsas de estudo integrais aos alunos oriundos da rede pública de ensino para o ingresso nos cursos de graduação da mais tradicional instituição de ensino superior do município. O edital do Vestibular Social PMP 2011 já pode ser acessado através do site da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br).

Com a renovação da parceria, a Prefeitura de Petrópolis mantém seu compromisso social de dar oportunidade aos estudantes da rede pública de ter acesso ao ensino superior. Os primeiros 100 colocados no vestibular poderão optar por um dos 22 cursos de formação da UCP, como Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Engenharia, Letras e Psicologia, entre outros (confira a listagem no edital).

Os estudantes interessados e que se enquadrem no perfil a que são direcionadas as bolsas têm até o dia 23 de fevereiro para fazer sua inscrição via internet, no site da UPC (www.ucp.br), ou de forma presencial nos dias 24 e 25 de fevereiro, nos horários entre 8h e 12h e de 14h às 19h, na Rua Benjamin Constant, 213, Centro (Campus I). As provas serão aplicadas no dia 27 de fevereiro, às 9h. As inscrições custam R$ 50. Segundo informa o edital, o resultado do vestibular será divulgado no dia 2 de março, quando as matrículas deverão ser efetivadas. Mais informações pelo telefone 2244-4004.

Podem concorrer às vagas os estudantes que preenchem os seguintes requisitos: ser portador de certificado de conclusão de ensino médio de escola da rede pública (municipal ou estadual) no município de Petrópolis; ter cursado, no mínimo, duas séries do ensino médio em escolas da rede pública (municipal ou estadual), no município de Petrópolis; não ser portador de diploma de graduação e não ter concluído nenhuma disciplina, com aprovação, em cursos de graduação. Vale lembrar que as bolsas de estudo serão válidas exclusivamente para o ingresso no 1º período de 2011.

Mais informações devem ser obtidas no edital que está disponível na página da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br), junto com o conteúdo programático das provas.

FONTE: TRIBUNA DE PETRÓPOLIS 

Educação abre matrículas em nova escola municipal

Com uma proposta educacional inédita no município, a Secretaria de Educação abriu ontem as matrículas de sua mais nova unidade educacional: a Escola Municipal Paulo Freire. Além de atender alunos jovens e adultos com defasagem de idade/série no horário diurno, o espaço vai promover atividades multidisciplinares para os estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais. A escola funcionará em um prédio adaptado, adquirido pela Prefeitura por determinação do prefeito Paulo Mustrangi, com a finalidade de potencializar o atendimento educacional para estes alunos.

A Escola Municipal Paulo Freire, situada na Rua Buarque Macedo, 85, Centro, foi criada para atender a demanda de alunos gerada com o fim do convênio entre a Prefeitura de Petrópolis e a Associação e Centro Educacional Inclusivo (Acei), de Nogueira, por determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado). A abertura da unidade é um compromisso firmado pelo prefeito Paulo Mustrangi com as famílias destes estudantes.

Além destes alunos, o centro educacional receberá estudantes com necessidades educativas especiais oriundos de colégios da rede estadual e da Escola São Pedro de Alcântara, que terão acesso à escolarização e atendimento educacional especializado no contraturno. Também serão abertas turmas para Educação de Jovens e Adultos (Eja) no horário diurno, oferecendo educação de qualidade para as pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na infância e adolescência ou que pararam de estudar por motivos diversos. Desta forma, a Secretaria de Educação facilitará a promoção do processo de inclusão social dos alunos com deficiências, atendendo assim as orientações do Ministério da Educação.

Ontem, os pais e alunos foram recepcionados na nova unidade pela subsecretária de Educação, Cláudia Quintanilha, para conhecer as dependências da escola e efetivar a matrícula. A expectativa é de que a escola comece a funcionar atendendo cerca de 160 alunos. “Mais de 100 alunos já foram matriculados. As aulas terão início no dia 14 de março, logo após o carnaval”, disse. Cláudia Quintanilha ressaltou que a unidade educacional contará com uma parceria com o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado Doutor Accácio Branco para a promoção de atividades diversificadas.

A equipe do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação se reuniu ontem, às 21h, com professores de 1° e 2° ano do Ensino Médio do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio que dão aulas para alunos deficientes auditivos. A escola possui 11 alunos matriculados, que contam com o acompanhamento de intérpretes. A reunião foi realizada no auditório do Liceu, com o objetivo apresentar os professores à metodologia usada pelos intérpretes em sala de aula. Além do Liceu, a Escola Municipal Salvador Kling também possui intérpretes para as turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Diego Vieira Defende melhoria nas matrículas da rede Municipal de Ensino



O Presidente da APE Diego Vieira concedeu matéria à imprensa local para defender a realocação dos estudantes da rede municipal para escolas mais próximas as suas residências, segundo Diego os pais foram procurar a APE reclamando que seus filhos encontram dificuldades para fazer a matrícula e que quando conseguem a Secretaria de Educação os coloca em muitas vezes em escolas mais longe das residências dos estudantes.

O Presidente da APE teve uma reunião com o sub Secretário da Secretaria de Educação Alexandre Aragão, e o mesmo se comprometeu a reavaliar a partir de hoje quarta feira a realocação desses estudantes, além disso ele  informou que a partir de 2012 as matrículas nas escolas mais procuradas, tais como Liceu e outras as matrículas se darão através de uma ‘’Provinha’’ para selecionar mais democraticamente os melhores alunos para estudarem nessas escolas. Segundo ele esse pedido foi feito pelo Ministério Público como um ajuste de conduta na Secretaria.

O Presidente da APE ficou feliz com a reunião, mas notificou a Secretaria que ira acompanhar de parto esse processo e que fará o possível para que nenhum estudante saia prejudicado deste processo.
Para acompanhar a entrevista de Diego Vieira acesse: http://www.adonaitv.com.br/reprises.html na lateral direita clique em Jornal 09 02 11.asf  e assista a partir dos 18 minutos a fala do Presidente da  APE.

Maiores Informações na Sede da APE ou no telefone 8806-5071

MEC faz terceira chamada para aprovados pelo Sisu

O Ministério da Educação divulgou a terceira chamada de aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada, Sisu, para vagas em universidades públicas. A lista com o nome dos selecionados pode ser consultada em sisualuno.mec.gov.br.

As matrículas nas universidades acontecem hoje e amanhã. O estudante deve verificar nas universidades e institutos federais os horários de funcionamento e a documentação necessária.

Se ainda houver vagas após esta chamada, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. Os estudantes não selecionados ou que foram selecionados em sua segunda opção e desejam continuar concorrendo em sua primeira opção terão de declarar interesse em participar da lista de espera até quinta-feira, dia 17.

Na segunda chamada, quase 45% das 83 mil vagas oferecidas não haviam sido preenchidas. O Sisu é o sistema informatizado através do qual instituições de ensino selecionam novos estudantes pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Setranspetro esclarece estudantes sobre a gratuidade no transporte

Desde o dia 10 de janeiro, o Setranspetro iniciou campanha para cadastrar os alunos que estão entrando na rede pública municipal e estadual de educação este ano, e nunca tiveram o cartão eletrônico de gratuidade, Setranscard Escolar. Todos os estudantes, que realmente precisam utilizar o ônibus para ir e voltar do colégio, devem procurar a sede do Setranspetro com o formulário de cadastramento devidamente preenchido, assinado e carimbado pela escola. Além do formulário, é necessário levar a cópia da Certidão de Nascimento ou da Carteira de Identidade, cópia do comprovante de residência e uma foto 3X4 atual. O formulário pode ser retirado na recepção do Setranspetro ou através do site www.setranspetro.com.br. 
 
Os estudantes que já estavam matriculados na rede municipal ou estadual de educação, em 2010,  e precisam utilizar o ônibus para ir e voltar do colégio devem usar o mesmo cartão do ano passado que foi desbloqueado nos ônibus a partir do primeiro dia de aula.
Para esclarecer dúvidas sobre o direito e a utilização do cartão, o Setranspetro  disponibiliza o telefone 2103-5100 ou o atendimento na própria sede, que fica na Rua do Imperador nº 100, Centro de Petrópolis.
 
 

Diego Vieira e o Coronel do 26º BPM ministram Palestra. A difícil tarefa de escolher a profissão

 Os estudantes do curso de pré-vestibular do projeto de inclusão social promovido em parceria pela Fundação de Apoio ao Estudante e o colégio Dom Pedro II tiveram como boas-vindas para o ano letivo palestras educacionais com o psicólogo Luis Felipe, com o tenente coronel Ibis Silva Pereira e com o presidente da Associação Petropolitana de Estudantes, Diego Vieira. O principal tema discutido foi a escolha profissional e o mercado de trabalho.

Luis Felipe, parceiro do projeto há quatro anos, lembrou aos estudantes a influência que existe na hora da escolha profissional. “Neste momento de indecisão somos influenciados pela família, pela mídia e pelo próprio mercado de trabalho, que de tempos em tempos muda. Na hora da decisão, a primeira coisa que se deve levar em consideração é se você tem vocação para aquilo, pois seguirá este caminho para o resto da vida”, aponta o psicólogo.

Para o tenente coronel Ibis Pereira, o maior diferencial do projeto social é a vontade que os professores têm de passar noções de cidadania para os alunos. “Para formarmos bons profissionais, não basta passar os conhecimentos técnicos das disciplinas cobradas no vestibular, mas sim tudo o que diz respeito à formação do caráter e da personalidade de cada um”. “É preciso mostrar para estes jovens que a busca pela felicidade não é algo que se faz sozinho. Precisamos entender que as nossas escolhas e nossas ações irão influenciar todas as pessoas à nossa volta. Isto é ser cidadão”, revela o coronel.
O presidente da APE citou as políticas públicas de auxílio aos estudantes como o Fies, ProUni, Enem, além de ressaltar as ações positivas trazidas à cidade pela Associação. “Conseguimos trazer cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro através do Cefet e pretendemos, cada vez mais, formar parcerias para beneficiar os petropolitanos”, conta.

Um dos idealizadores do projeto, professor Ronan Pontes, mostrou para os estudantes que errar na escolha é normal e a mudança não deve assustar ninguém. “No decorrer das aulas, com certeza alguns de vocês irão mudar de ideia e de curso. Esta é a hora de arriscar”, diz. Segundo Ronan, além das aulas aos sábados no colégio Dom Pedro II, os alunos irão participar de palestras com profissionais atuantes no mercado, pesquisas de campo e testes de orientação vocacional.

Na cidade há oito anos, o pré-vestibular já atendeu mais de três mil alunos. As inscrições para uma nova turma com início das aulas em março estão abertas. O valor da matrícula é R$ 5 e a mensalidade varia entre R$ 35 e R$ 50. As aulas acontecem aos sábados, no próprio colégio, das 8h às 18h.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mães reclamam de sistema de pré-matrícula na rede municipal

As aulas na rede municipal de ensino começaram hoje, mas alguns pais e mães ainda não sabem aonde os filhos irão estudar. Ontem pela manhã, dezenas de responsáveis compareceram à sede da Secretaria de Educação para realizar uma nova seleção. Muitos estavam revoltados e indignados com a pré-matrícula em escolas longe de casa e com a falta de vagas em algumas instituições. A vendedora Daniela Rocha, de 39 anos, chegou a procurar ajuda do Conselho Tutelar para assegurar a vaga na primeira série do Ensino Fundamental para o filho de seis anos em uma escola perto de casa, mas de nada adiantou.

“Eu moro no Independência e selecionaram o meu filho para um colégio no Cremerie. Não tenho como levá-lo, é muito longe de onde eu moro”, protestou. Mesmo munida de uma solicitação do Conselho Tutelar, requerendo uma vaga em uma escola do bairro onde mora, a vendedora não conseguiu reverter a situação. “Não sei o que fazer. Eu trabalho e pago uma moça para cuidar do meu filho. Se ele tiver que estudar tão longe, vou gastar muito dinheiro com condução. Serão quatro passagens por dia. Não tenho condições”, lamentou.
A dona de casa Cristiana da Silva Rocha também estava indignada. Ela conta que chegou à sede da secretaria às oito horas da manhã e às 11 ainda não havia sido atendida. “Eu fiz tudo o que foi pedido. Realizei a inscrição pelo 0800, indiquei um colégio próximo à minha casa e fiquei aguardando. Na semana passada, quando saiu a primeira lista, o nome da minha filha não estava. Depois veio outra lista e o sorteio, onde também não incluíram o nome dela. Agora, estou aqui. As aulas começam amanhã (hoje) e não sei onde ela vai estudar. Isso é um absurdo, uma falta de respeito com as crianças”, protestou Cristiana.

Outra mãe que estava indignada com a situação é a dona de casa Marcia Cristina da Conceição. Ela conta que não conseguiu vaga em uma escola perto de casa para os dois filhos, um de cinco e outro de sete. “Eu moro em Corrêas e solicitei o Colégio Padre Correa ou o Irineu Marinho, que ficam próximos à minha casa, mas levei um susto quando vi a seleção. Eles mandaram meus filhos para uma escola no Bairro da Glória. Fiquei mais de três horas na Secretaria de Educação e não consegui resolver. Não sei o que fazer”, disse.

De acordo com o secretário de Educação, William Campos, até sexta-feira, dia 11, todos os alunos estarão matriculados, mesmo que em escolas longe de casa. Segundo ele, cerca de 100 atendimentos foram realizados ontem na Secretaria de Educação. “Todas as crianças estarão matriculadas ainda nesta semana. Estamos remanejando algumas vagas e fazendo o possível para deixar os alunos o mais próximo de casa. É importante esclarecer aos pais que nem sempre é possível conseguir uma vaga em uma unidade próxima, mas nenhuma criança vai ficar fora da escola”, enfatizou.

Wiliam explica que haverá mudanças para o processo de matrículas do ano letivo de 2012. Para ele, é preciso iniciar a seleção ainda em setembro, para dar tempo de realizar todas as matrículas. O secretário também alerta que escolas muito solicitadas como o Liceu Municipal Cordolino Ambrósio, por exemplo, terão o processo de seleção modificado. “Todo mundo quer estudar no Liceu, então, para evitar problemas, estamos pensando em realizar exames. Quem passar consegue a vaga”. Para Wiliam, é preciso  mudar a mentalidade dos pais e incentivá-los a valorizar as escolas dos bairros. “Temos ótimas escolas nas comunidades. É preciso que os pais e responsáveis vejam isso. Não adianta milhares de solicitações para uma única escola, enquanto que outros colégios contam com vagas disponíveis”, ressaltou.

Ainda de acordo com Wiliam Campos, já foram gastos neste ano R$ 6.263 milhões em desapropriações e estima-se criar 10 mil novas vagas na rede. “Vamos construir escolas em Secretário, Pedro do Rio, Morin, Carangola, Bingen, Independência e Buarque de Macedo, no Centro. Vamos melhorar o sistema de matrículas e aumentar o número de vagas”, concluiu o secretário.

 
R$ 15 milhões em material escolar PDF Imprimir

ROGÉRIO TOSTA
Redação Tribuna

O prefeito Paulo Mustrangi e o secretário de Educação, William Campos, apresentaram ontem os materiais que estão sendo entregues às escolas municipais, num investimento total de R$ 15 milhões, de recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Nosso objetivo é priorizar a educação infantil, por isso adquirimos muitos materiais para ser usados dentro das salas de aula, além do equipamento esportivo”, frisou o prefeito.
A estratégia da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, é equipar as escolas municipais com equipamentos e materiais para secretaria, sala de aula e para uso no pátio. “Não podemos apenas nos preocupar em construir bonitas escolas, é preciso que elas tenham material e equipamento para funcionar, que deem qualidade ao trabalho do professor e atendam aos alunos”, afirmou o prefeito.

O secretário de Educação disse que os investimentos vão desde a cozinha até a sala de aula, incluindo material esportivo, lembrando que todos os materiais são de excelente qualidade, inclusive os equipamentos como fogão e freezer. “Temos todo o material possível para as escolas, por isso nenhuma professora pode dizer que não tem papel ou um simples grampeador”, comentou o secretário William Campos.
Segundo o secretário, o material para educação infantil vai atender 33 centros e ainda 120 salas de aulas, além das unidades de convênio. Entre estes materiais estão 80 mesas para refeitório, 700 conjuntos de mesa com quatro cadeiras, 100 cadeiras de refeição (bebês), 50 carrinhos de bebê com conforto, 20 mil  guaches e 4.100 lápis de cor grande, com 12 cores.

A secretaria adquiriu ainda equipamentos como 200 quadros em fórmica branca 2,50x0,80, 200 arquivos em aço com quatro gavetas, 80 mesas de refeitório, 300 estantes em aço com reforço, 10 impressoras laser monocromática, 84 microcomputadores, 150 ar-condicionados split,  200 conjuntos de mesa e cadeira para professor, 100 mesas cadeirantes e outros materiais. Para a área esportiva, a secretaria comprou colchonete esportivo para ginástica, rede de vôlei completa, bambolê, tabuleiro de dama, tabuleiro xadrez, rede de futebol, mesa de tênis de mesa, mesa de futebol de botão oficial e outros.

O secretário William Campos disse que até o final deste mês as escolas vão receber os equipamentos e materiais, sendo que alguns fazem parte de um kit que está sendo entregue em todos os centros de educação infantil. Entre os materiais que fazem parte do kit estão: caderno brochura pequeno 80 fls, caneta hidrocor, perfurador, grampo para grampeador, extrator de grampo, tinta guache, pistola de cola quente, lápis de cor e outros.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Secretário William Campos já considera semana de reuniões com funcionários de escolas um sucesso


A semana de reuniões promovida pela Secretaria de Educação com os funcionários das 183 escolas da rede está sendo considerada um sucesso. Ontem (01), o secretário de Educação, William Campos, se reuniu com professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano e com professores do 1º ao 5º ano de escolaridade e Educação Infantil. O objetivo é preparar as unidades escolares para o ano letivo de 2011 e apresentar as 26 metas da educação para o biênio.

Desde a última sexta-feira (28), o secretário de educação participa dos encontros com os funcionários de acordo com a função exercida. A adesão às reuniões tem surpreendido: ontem, o Theatro Dom Pedro foi completamente ocupado pelos professores da Educação Infantil. Esta é a primeira vez em Petrópolis que é realizada a “Semana de Volta às Aulas”, uma forma de preparar as unidades para recepcionar os estudantes da rede pública municipal através de reuniões entre o secretário de educação e funcionários.

Nos encontros, William Campos vem apresentando as 26 metas da Educação para 2011/2012, elaboradas durante o seminário realizado em janeiro de forma participativa com todos os servidores da Secretaria de Educação. Também estão sendo apresentados os projetos que serão desenvolvidos para cada área da Educação. No caso da reunião

dos professores de Língua Portuguesa, por exemplo, realizada pela manhã no Centro de Cultura, o secretário de Educação informou que a disciplina faz parte das prioridades da Educação. “Ao longo do ano, serão desenvolvidos projetos como Olimpíadas de Português, Prefeitura Mirim, e a volta da Bienal do Livro”, anunciou.

Hoje, o secretário tem encontro marcado com merendeiras e cozinheiros, secretários, auxiliares de secretaria, auxiliares de serviços gerais, inspetores de disciplina e zeladores.

Nos próximos encontros será a vez dos professores de matemática, ciências, arte, religião, inglês e outras disciplinas. No dia 7, último dia de reunião, será com os professores do Liceu.



Fonte: Ascom PMP