quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

60% dos alunos já estão no Fundamental de 9 anos

Reynaldo Fernandes, presidente do Inep, anuncia os dados do censo. / Valter Campanato/ABr

Dados consolidados do Censo Escolar da Educação Básica divulgados ontem) mostram que 59% dos alunos que iniciam o ensino fundamental já estão matriculados no modelo de nove anos. É um crescimento de 12,5% em relação a 2008. O novo ensino fundamental de 9 anos foi criado por uma lei em 2005. Antes, o ensino era obrigatório dos 7 aos 14 anos (da 1ª a 8ª série). A nova faixa etária vai dos 6 aos 14 anos (do 1° ao 9° ano). As redes de ensino têm até 2010 para implementar a mudança. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, ressalta que essa ampliação precisa ser iniciada até 2010, mas não é necessário que esteja finalizada até essa data.


A migração não se dá de forma homogênea em todo o país. Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Tocantins e Rondônia já têm mais de 95% das matrículas no ensino fundamental de nove anos. Enquanto isso, Roraima, Amapá e Pará ainda tem menos de 20% dos estudantes no novo modelo.
Os dados consolidados apresentados hoje confirmam a tendência de queda nas matrículas da educação básica, conforme as informações preliminares divulgadas em outubro. A redução em relação a 2008 foi de 1,2%. Fernandes voltou a defender que essa queda não significa que as crianças estão saindo da escola, já que as taxas de atendimento aferidas anualmente pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE) apontam para um aumento da cobertura.


Segundo o presidente do Inep, a diminuição das matrículas – que passaram de 53.232.868 em 2008 para 52.580.452 em 2009 – está relacionada à redução das taxas de natalidade no país que diminui também a população em idade escolar. Outro fator que pode contribuir é a correção de fluxo: com menos repetência há uma queda no “estoque” de alunos da educação básica.




O prefeito Paulo Mustrangi participou segunda-feira da abertura da 14ª Câmara Mirim, no Palácio Sérgio Fadel. O projeto foi criado por Mustrangi, em 2001, quando era presidente da Câmara, e conta com a participação de alunos de escolas públicas do município.

O evento contou com a presença de 18 alunos de escolas municipais de Petrópolis, eleitos em suas escolas para ocupar os cargos de vereador e suplente do Projeto Câmara Mirim.



De acordo com o prefeito Paulo Mustrangi, o projeto Câmara Mirim incentiva as crianças a se envolver mais com a política e estimula a cidadania. “Muitos estudantes já passaram pelo Câmara Mirim, fizeram projetos, e começaram a participar mais ativamente de ações em suas escolas e bairros. É uma forma de mostrar a todos que temos que participar da construção de uma cidade melhor”, declarou o prefeito, lembrando do projeto de transformar a antiga Faculdade de Medicina de Petrópolis em um Centro de Referência em Educação, que contará com aulas de teatro, música, dança, informática e línguas.
A maioria dos projetos apresentados pelos alunos ao prefeito já está em andamento, como o projeto de identificação dos monumentos históricos, o de coleta seletiva de lixo, que será implantado, inicialmente, nos bairros Morin e Mosela, e a construção de quadras poliesportivas em comunidades, entre outros.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Congresso de Honduras decide hoje sobre restituição de Zelaya ao poder


Os deputados federais de Honduras devem decidir ainda hoje (2) se o presidente deposto, Manuel Zelaya, será restituído ao poder e permanecerá no governo até 27 de janeiro – quando acabaria seu mandato. Pelo acordo firmado em outubro, Zelaya e o presidente de fato, Roberto Micheletti, comprometem-se a aceitar o retorno do líder deposto e a conclusão de sua gestão. Mas sem consenso interno, o acordo gera polêmicas, ainda mais depois das novas eleições.

Para o governo brasileiro, o retorno de Zelaya é o meio de restabelecer a ordem e a democracia em Honduras. Para diplomatas, o cumprimento do acordo poderia ser o início do processo de negociações para que as eleições hondurenhas, realizadas no último domingo (29), sejam legitimadas pela comunidade internacional – incluindo o Brasil.

Na imprensa hondurenha hoje (2), o presidente eleito, Porfírio Lobo – conhecido como Pepe –, que é de oposição a Zelaya, pede “sabedoria” aos parlamentares na votação sobre o acordo que determina o retorno do presidente deposto.

No último dia 28, Micheletti se afastou do governo por oito dias para evitar suspeitas sobre sua suposta interferência no processo eleitoral no país. Mas ele pode retornar ao cargo dependendo da decisão do Congresso Nacional de Honduras.

Antes de votar os termos do acordo, o Congresso Nacional consultou a Suprema Corte e o Ministério Público sobre a questão. Os debates sobre o assunto vão ocorrer a partir da tarde desta quarta-feira e devem se estender até a noite.

Ontem (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou a falta de consenso entre os líderes estrangeiros sobre a legitimidade do governo eleito em Honduras. Segundo ele, o Brasil vai rejeitar o processo eleitoral hondurenho e não dialogará com o presidente eleito Pepe Lobo.

“Não somos instância de deliberação sobre Honduras”, disse Lula na ocasião. “O problema agora é muito mais de Honduras do que do Brasil. O golpista agiu cinicamente, deu um golpe no país e convocou eleição quando não tinha o direito de fazê-lo. Não dá para fazer concessão a golpista”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 24 de novembro de 2009

CECO se Prepara para dar Novamente Posse a Diego Vieira na Presidencia

A Comissão de Eleição, Credenciamento e Organização do Congresso da APE se prepara esta semana para dar posse a nova diretoria e reimpossar Diego Vieira como Presidente da Associação Petropolitana dos Estudantes, a data e o local serão definidos amanhã quando terá a chamada para as forças políticas e indepenmdetes indicarem os novos diretores da entidade.


Maiores Informações envie um emial para a APE
E Leiam o ''Jornal É Festa'' deste Mês que tem a matéria sobre o VI CONAPE
apepetropolis@gmail.com

O que sabemos do amanhã?

Sempre acordamos com um passo no futuro!
Será que o futuro causa medo?

E o presente que não atende as nossas espectativas será a resposta?
Quando vivemos o presente buscamos dentro de nós a verdade!
Verdades que são vistas de inúmeras formas como uma única coisa vistas em ângulos diferentes!

A certezas é que se trata da mesma coisa!
Estamos unidos em pró de um único ideal!
Julgamos sem que ao menos conheçamos a realidade alheia!
Esquecemos a empatia!


E a verdade é que no futuro sonhamos que todos sejam felizes!
Onde está a nossa união?
Onde esta a divisão de idéias?
Onde se encontram hoje as pessoas que realmente fariam a diferença?
Mini-gurpos ideológicos e pouco práticos!

Será que nos podemos começar a fazer a diferença, ou esperaremos a "amanha da felicidade"?


Amanha que nos frustra, nos esconde dentro de um ciclo social apenas como mais uma peça?


Ou viveremos o momento de discutirmos e mudarmos o mundo daqui pra frente?


Não uma mudança ideológica ou idealizada, mas sim a mudança da nossa felicidade!
Uma busca mais profunda pelo que realmente somos e não pelo que talvez seremos!
Em leituras que tenho feito sobre Maslow, Marx, Sócrates e outros podemos ver claramente um modelo de liberdade aliado a busca pela felicidade, pela "busca do eu como gestor da minha felicidade" como diz Augusto Curi!

Já para Che Guevara uma felicidade unificada, onde havia o amor pela liberdade das mentes, a entrega de acessibilidade aos seus guerrilheiros, o direito a escolha e o respeito pela felicidade individual de cada um.



Será que a saída de Marx das prateleiras para discussões em mesa de bar não passara disso?Ou será que esperaremos os heróis dito "moderno alienados" fazer mais um discurso em seu palanque e não apunhar a realidade das idéias e conceitos da felicidade!

Temos em nossas mãos o poder de fazer a difereça.

Não só em nossas mãos e corações mais também em nosso intelecto!

Prof. Felippe Marques Fundador Da ONG Centro Educacional de Trabalho e Estágio Remunerado e Proprietário da empresa CASE – Centro de Apoio aos Serviços Educacionais.

Dúvidas e sugestões: email e msn felippe.marques@hotmail.com

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mais fotos do VI Congresso

Outras fotos no ORKUT Oficial da APE..

APE Petrópolis nos procure via orkut e olhe todas as fotos.

Você Estudante que tem mais fotos envie para nosso email

apepetropolis@gmail.com

Saudações!

VI Congresso da APE reuniu mais de 1.000 Estudantes










A Associação Petropolitana dos Estudantes realizou no sábado dia 7 de novembro seu sexto Congresso Municipal. O evento contou com a presença de mais de mil estudantes, sendo que 300 delegados e mais de 700 observadores e convidados, sendo retirados 1.112 crachás.




A abertura ocorreu às 14:00 participaram da abertura do Congresso, o Secretário de Segurança Hélio Moura, a Diretora geral da E.M. Papa João Paulo II Profª Elizabeth, o coordenador da JSB Alan Pazant, o Coordenador de Políticas Públicas para juventude Yuri Moura, Rodrigo Bueno representante do vereador Bernardo Rossi Presidente da Câmara Municipal e inúmeras lideranças estudantis da cidade e do estado. O Congresso teve tema ‘’APE 55 anos em Plena Forma’’ e foi intitulado com o nome do estudante Jonathan de 12 anos, estudante da escola Papa João Paulo II, vítima de uma fatalidade ocorrida na última semana.




Participaram do Congresso duas chapas para disputarem a direção da entidade para os próximos 2 anos, a Chapa da Unidade vai Nascer a Novidade, com a participação de estudantes independentes, JPT,JPPS, JPMDB e MJP com Diego Vieira como candidato a reeleição e a Chapa APE Estudante e Educação com estudantes independentes.




O Congresso reelegeu Diego Vieira para ser presidente da APE por mais 2 anos, alcançando 92% dos votos, e a Chapa APE Estudante e Educação teve 5% dos votos válidos e 3% dos votos foram nulos. O Congresso da APE além de ter elegido uma nova direção para entidade aprovou-se também a bandeira Prioritária da APE para o próximo período a rápida implementação do Rio Card Escolar e melhor controle do transporte público parta os estudantes, o Congresso ainda respaldou toda legitimidade do Congresso e aprovou a moção de repúdio a força política que tentou tirar a credibilidade do processo e ainda nem teve coragem de participar do pleito.




Segundo Diego Vieira presidente reeleito da APE, o Congresso demonstrou o real tamanho da APE no último período e aqueles que diziam que a entidade não era mais combativa nem se quer foi disputar o Congresso e os mesmos devem a partir de agora respeitar a entidade máxima dos estudantes petropolitanos que realizou nesta final de semana o maior congresso dos últimos anos.




O Presidente em exercício da APE André Rocha que coordenou o processo disse que esta muito feliz com o resultado do processo por ele ter sido transparente amplo e democrático, prova disso foi à disputa que ocorreu pela direção da entidade.




A Posse da nova diretoria da APE será na próxima semana com data e local ainda a serem divulgados, todas as informações sobre o Congresso estarão disponíveis no blog oficial da entidade. www.apepetropolis.blogspot.com.







ASCOM APE








quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CECO INFORMA

Encerrado o período para pedidos de eleição de delegados para o VI Congresso da APE. O Período de Credenciamento, conforme determina o regimento para o VI Congresso da APE começará no dia 05 de Novembro de 2009, na sede da APE, no horário das 18:00hrs até a 20:00hrs.

CECO INFORMA

A C.E.C.O, no uso de suas atribuições, de acordo com o regimento do VI Congresso da APE, por motivos de força maior determina: Devido a data escolhida para a relaização do VI Congresso da APE, coincidir com um dia letivo nas escolas estaduais, fica definido o novo local para realização do Congresso, escolhido no dia 07 de Novembro de 2009, a ESCOLA MUNICIPAL PAPA JOÃO PAULO II, localizada no Bairro São Sebastião, sob o CEP: 25645-120. Horário; 14;00 às 17:00 Para maiores informações de endereçamento (24)2291-2244.

Dúvidas ou sugestões pelo email da APE


apepeptropolis@gmail.com

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

APE diz que UJS está Mentindo

A Direção Executiva da APE divulga esta SEMANA uma nota contra a União da Juventude Socialista de Petrópolis, pois a mesma esta tentando tirar a legitimidade do processo eleitoral do VI Congresso da APE, mas a mesma nunca se quer participou de alguma reunião da Comissão Eleitoral para expor sua opinião caluniosa que expressa toda semana no jornal.

Para a APE essa posição é meramente oportunista e sem nenhuma base, pois a mesma esta tentando apenas cancelar o Congresso, pois aparenta ter medo de participar de um Processo Legitimo e Democrático, com a opinião dos verdadeiros estudantes, dos grêmios e DCE.

A Direção da APE irá divulgar uma nota de repúdio a esta força Política que em inúmeros momentos demonstrou claramente que a intenção é de apenas tencionar para o cancelamento do Congresso, porém os estudantes irão provar que a Associação Petropolitana dos Estudantes é acima de tudo autônoma e soberana nas suas deliberações.

Direção Executiva

terça-feira, 27 de outubro de 2009

CECO Informa

A Comissão Eleitoral de Credenciamento e Organização do VI Congresso da APE, está se reunindo todos os dias às 18:00 na sede da APE, e como aprovado no regimento após 4 faltas sem justificativas o membro é excluído da CECO.

Por isso informamos aos Srs. Pablo Medeiros e Flávio Gonçalves que os mesmos estão excluídos da CECO, porém por aprovação da CECO os mesmos podem ser substituídos por outras pessoas desde que sejam da mesma força Política.

O Requerimento de substituição deve ser entregue na reunião da CECO e direcionada ao Presidente: André Cunha Rocha.

Informamos também que as reuniões da CECO estão sendo registradas em ata e brevemente serão divulgadas aqui no Blog,

A Reunião da CECO no dia 28/10/2009 será realizada no Liceu Municipal Campus 1 a partir das 20:15 , para que a CECO possa ter mais lisura e participação estudantil.

Dúvidas ou sugestões pelo email da APE

apepeptropolis@gmail.com

CECO

Pré-sal = + Educação! A APE APOIA!!!

Campanha da UNE e da UBES

Aprovações desta semana para o início de tiragem de delegados mediante requerimento via e-mail

Informamos que diante aprovação da CECO no dia 26/10 as seguintes escolas estão aptas a iniciar seu processo de tiragem de delegados a partir do dia 27/10:

E.M. SOROPTIMISTA

CIEP CECILIA MEIRELES

E.M. LICEU CARLOS CHAGAS FILHO

CIEP GABRIELA MISTRAL

E.M. PREFEITO RUBENS DE CASTRO BOMTEMPO

CEFET

COLEGIO ESTADUAL IRMÂ CECÍLIA JARDIM

BOM JESUS CANARINHOS

COLEGIO GERMANO VALENTE (COMAC)

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS

Publicação feita após deliberação da C.E.C.O. para tornar o processo público e transparente.

Sem mais, Laura Guimarães.

Coordenadora de informática.

Pro Jovem 10 anos

Parece que foi ontem, mas em outubro o Pró Jovem, projeto social da Paróquia de Santa Clara, comemora 10 anos de atividades.

A Pastoral consiste em trabalhar o pré-adolescente e o adolescente, através do esporte dentre outras atividades. O Pró-jovem cultiva a filosofia de que a era de estudar e encontrar um "emprego" já passou. O cidadão precisa construir a sua própria vida, para depois, associar-se nas mais diversas formas numa empresa ou em outra atividade qualquer.

No próximo sábado, dia 24 de outubro, a partir das 19h30 será realizado o Festival de Pizza na quadra da Paróquia de Santa Clara que será animado por música ambiente. Contudo, após às 21h30 a quadra se transforma numa pista de dança e todos os convidados vão poder se divertir ao som do melhor da Discoteca anos 60 e 70. Os ingressos custam apenas R$10,00 (dez reais) por pessoa e a classificação é livre.

Já no domingo, dia 25 de outubro, a equipe promove um almoço comemorativo, também a custo de R$10,00 (dez reais) com menu especial, rico em proteínas, fibras e vitaminas. Os convidados vão poder se deliciar com uma comida caseira de qualidade: carne assada, arroz, farofa e salada verde.

De acordo com Frei Antônio Moser, pároco, os eventos visam angariar fundos, pois o projeto vem crescendo e atualmente mais de 100 crianças são atendidas nas aulas de reforço escolar, informática, pintura em tecido, dentre outras atividades, todas elas completamente gratuitas.

“Dentre todos os projetos que criei ao longo da minha vida sacerdotal o pro Jovem é o que me dá maior orgulho. Hoje temos voluntários que foram nossos atendidos nos primeiros dias de atividades do projeto. Percebemos a transformação que estamos auxiliando na vida desses jovens”, declarou Frei Moser emocionado.

Por se tratar de um projeto social religioso, toda pessoa de boa vontade pode fazer parte do grupo e para tal deve apenas entrar em contato através do telefone (24) 2248-8378 ou do e-mail claramitra@ig.com.br e iniciar os trabalhos.

PARÓQUIA DE SANTA CLARA
Rua Eugênio Barcelos s/nº - Valparaíso
Tel: (24) 2248-8378

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Primeiras aprovações para o início de tiragem de delegados mediante requerimento via e-mail

Informamos que diante aprovação da CECO no dia 21/10 as seguintes escolas estão aptas a iniciar seu processo de tiragem de delegados a partir do dia 22/10:

C.E.D. Pedro II

Colégio Estadual Cardoso Fontes

Colégio Estadual Rui Barbosa

Colégio Estadual Moisés Furtado Bravo

E.M. Josemar Contage

E.M. Papa João Paulo II

E.M. Stefan Zweig

E.M. Marcelo Alencar

E.M. Jandira Bordignon

E.M. Johann Noel

E.M. Fábrica do Saber

E.M. Salvador Kling

E.M. Rosemira Cavalcanti

Colégio Estadual Princesa Isabel

Colégio Estadual José Bonifácio

C.I.E.P. Cândido Portinari

Publicação feita após deliberação da C.E.C.O. para tornar o processo público e transparente.

Sem mais, Laura Guimarães.

Coordenadora de informática.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Programação do VI Congresso da APE

O VI Congresso da APE será realizado aos 7 dias do mês de novembro de 14:00h às 19:00h no CIEP Cecília Meireles.

Programação:

· Às 14:00H será realizada a abertura do evento / Ato Político (Presença de autoridades, Lideranças Estudantis e Sociais).

· De 14:00H às 16:00H acontecerá o credenciamento de Delegados e de 16:00H às 16:40H o credenciamento dos Suplentes.

· A partir das 15:30H irão ser realizados os grupos de discussão que abordarão os seguintes assuntos:

- Trabalho e Renda / Estágios da Prefeitura Municipal de Petrópolis

- Movimento Estudantil / Bolsas da UCP/PMP

- Transporte

- Meio Ambiente

- Cultura

- Esporte

- Democratização dos meios de comunicação

- Conjuntura Nacional/Estadual e Municipal / Pré-Sal

**Participação de Convidados para dirigir alguns grupos de discussão

· Às 17:00H Plenária Final do Congresso.

· Às 18:00H Festival de Cachorro-quente, Show e Atividades Culturais.

· 19:30H Retorno das Delegações

· 23:00H Festa de Comemoração dos 55 anos da APE na Boate SAVANA (À CONFIRMAR)

Petrópolis – RJ, 14 de outubro de 2009.

Conselho Municipal de Entidades da Associação Petropolitana dos Estudantes

REGIMENTO DO VI CONGRESSO DA APE

Art. 1º - O Congresso da APE é a instância máxima de deliberação da Associação Petropolitana de Estudantes.

Art. 2º - O VI Congresso da APE será realizado no dia sete (07) do mês de outubro do ano de dois mil e nove (2009) no CIEP Cecília Meireles, ou em caso de mudança que deverá ser comunicada no mínimo 5 (cinco) dias antes do Congresso no Colégio Estadual D.Pedro II, na Cidade Petrópolis, RJ.

Parágrafo Único - O Congresso pode ser, por motivos relativos à estrutura, adiado em até 90 (noventa) dias e/ou Ter seu local modificado pelo CECO (Comissão de Eleição, Credenciamento e Organização).

Art. 3º - Participam do Congresso da APE, com direito a voz e voto, os estudantes das escolas públicas e privadas, secundaristas e/ou universitários de IES localizadas na cidade de Petrópolis, eleitos e credenciados como delegados (as) de acordo com os critérios constantes no presente regimento.

Parágrafo Único – Participa ainda do Congresso da APE com direito a voz os/as estudantes, observadores/as devidamente credenciados/as.

Art. 4º - A CECO é composta por onze (11) membros, eleitos/as pela Plenária Final do CME (Conselho Municipal de Entidades) realizado no dia 14 de outubro de 2009.

Art. 5º - As eleições para delegados/as ao VI Congresso da APE serão realizadas por Instituições de Ensino (escolas, colégios e universidades), com voto representativo, com o quorum mínimo de 5% do número total dos estudantes para eleger sua delegação, para as instituições que terão Comissões para o processo eleitoral e para os Grêmios e entidades que escolherem internamente como método de escolha dos delegados a eleição terá como o critério mínimo de 1 (um ) dia de inscrição de chapa, 1 (um ) dia de campanha e 1 (um) dia para eleição e apuração dos votos, sendo que as Comissões, Grêmios e DCE devem ter uma comissão eleitoral que será dita no modelo de ata para eleição de delegados do VI Congresso da APE disponibilizada na sede da APE a partir do dia e horário dito no Art. 6º deste regimento. O processo de eleição dos delegados será entre os dias 19 (dezenove) de outubro e 4 (quatro) de novembro do presente ano, sendo que as Comissões, Grêmios, DCE podem a partir do dia 16 (dezesseis) de outubro de 2009, enviar para o e-mail da APE (apepetropolis@gmail.com) o requerimento das datas para as eleições a partir do dia 19 (dezenove) de outubro do presente ano, para que a CECO possa começar a dar seu parecer que deve ocorrer em até 24 h antes do inicio do processo eleitoral como cita o regimento, sendo que as Comissões, Grêmios e DCE devem ir à APE a partir da data e horário citados neste regimento para complementar seu requerimento de eleição com a ata disponibilizada pela entidade para que seu processo eleitoral seja válido.

Art. 6º - Para dirigir o processo eleitoral das Instituições de Ensino, serão os grêmios estudantis e o DCE (Diretório Central dos Estudantes) que deverão se inscrever junto a CECO através de documento requerente (fornecido pela APE a partir do dia 19 na Sede da APE no horário de 13:00h até as 17:00h) até os dias 19 (dezenove) e 20 (vinte) do mês de outubro do presente ano. A CECO definirá em até 24 (vinte e quatro) horas a aceitação ou não do grêmio ou DCE e comunicará através de e-mail e dados que estarão contidos na ata requerente. Os Grêmios e DCE que são entidades autônomas irão escolher internamente como será o processo de eleição dos delegados, ou seja, as entidades citadas poderão direcionar os delegados, ou fazer eleição interna, ou fazer eleição normal como irá ocorrer quando quem for conduzir o processo forem as Comissões de dez alunos ou de representantes de turma, porém as entidades (Grêmios/DCE) que escolherem esse modelo terão que seguir todos os critérios citados no Art.º 5º deste regimento. As entidades participantes do CME (Conselho Municipal de Entidades) estão automaticamente inscritas, ou seja, ausentando-se automaticamente do processo de requerimento.

Parágrafo 1º - As Instituições de Ensino que não possuem Grêmio ou DCE, ou cujo Grêmio ou o DCE não se credenciaram junto a CECO, poderão ter o processo eleitoral encaminhado por uma comissão de 10 (dez) estudantes ou comissão de representante de classe, com quorum mínimo de 50% mais um dos representantes de turma como cita o Estatuto da APE.

Parágrafo 2º - As Comissões de Alunos terão de se credenciar junto a CECO, apresentando nome de seus componentes, número de matrícula, série, curso, telefone e e-mail. A APE através da CECO (que utilizará o blog oficial da APE para divulgação do inicio do processo eleitoral de cada IE) autorizará por e-mail a Comissão de Alunos/Comissão de Representante de Turma após 24 horas do pedido, ou seja, as Comissões deverão enviar o pedido de início do processo eleitoral no mínimo 24 horas antes do início do mesmo para que se possa dar o parecer da CECO e publicação no blog oficial da APE, caso não haja questionamento por parte de estudantes das instituições de ensino.

Parágrafo 3º - Em caso de questionamento sobre a Comissão, a presença de representante de classe ou de Centros Acadêmicos na Comissão de Alunos deve ser um critério seletivo.

Parágrafo Único - Em caso de duplicação de eleição na Comissão de Alunos e/ou na Comissão de representantes de classe, será aceita a ata que a CECO decidir ter mais legitimidade no processo, utilizando o critério de participação ou não de no mínimo três representantes da CECO nesses casos específicos e outros.

Art. 7º - Os critérios para eleição dos/as delegados/as são os seguintes:

Parágrafo 1º - A proporção de eleição de delegados/as será de:

  • Para instituições de ensino que possui ensino médio e universitário, a cada proporção de 200 estudantes regularmente matriculados será eleito um (01) delegado. Mesmo que a instituição de ensino tenha menos de 200 estudantes, será eleito um delegado/a e dois suplentes.

Exemplo:

IES de 200 a 399 estudantes – 01 delegado/a

IES de 400 a 599 estudantes – 02 delegados/as

IES de 600 a 799 estudantes – 03 delegados/as

E assim sucessivamente.

  • Para instituições que possuam apenas ensino fundamental e técnico, a cada 500 estudantes regularmente matriculados será eleito um (01) delegado (a). Mesmo que a instituição de ensino tenha menos de 500 estudantes, será eleito um delegado/a e dois suplentes.

Exemplo:

IES de 500 a 999 estudantes – 01 delegado/a

IES de 1000 a 1499 estudantes – 02 delegados/as

IES de 1500 a 1999 estudantes – 03 delegados/as

E assim sucessivamente.

Art. 8º - Os grêmios, DCE ou Comissões de Alunos e Representantes de Turma, (quando for o caso) se responsabilizam pelo processo eleitoral de tiragem de delegado ao VI Congresso da APE. O modelo de ata será fornecido pela APE a partir do dia 19 (dezenove) de outubro do presente ano na Sede da APE no horário e endereço citados no Art. 6º - Parágrafo 2º. Fica a critério de a CECO destinar fiscais para participar e fiscalizar o processo de tiragem de delegado, o que será comunicado antes da aprovação do processo via blog e e-mail como cito o Art. 6º - Parágrafo 2º, caso seja colocado pela CECO à necessidade de acompanhamento deve-se ter o mesmo, caso contrário o processo será invalidado para o VI Congresso da APE.

Art. 9º - Na indicação dos delegados é recomendada à indicação de no mínimo 30% de mulheres.

Art. 10º - Nas IES que possuam DCE único no estado, será montada uma comissão de alunos do Campus da Universidade, instalados na cidade para dirigir o processo de tiragem de delegados. E será esta comissão que se responsabilizará pelo processo e terá que cumprir todas as normas validadas para outras Comissões citadas neste regimento.

Parágrafo Único – Deve ser cumprido o quorum mínimo de 10% do total de matriculados. No caso do quorum não ser cumprido o processo será anulado.

Art. 11º - O credenciamento será realizado nos dias 5 e 6 (cinco e seis) do mês de novembro de 2009 das 13h às 17h, na sede da APE – Rua 16 de Março nº. 268, Centro – Petrópolis – RJ.

Parágrafo Único – A CECO poderá modificar o local do credenciamento por motivo de estrutura.

Art. 12º - Para serem credenciados, os delegados/as e suplentes devem apresentar à Mesa de Credenciamento os seguintes documentos:

a) Ata oficial para eleição de delegados/as fornecida pela APE, devidamente preenchida e com o quorum mínimo;

b) Ata de posse da diretoria do grêmio ou da diretoria do DCE, ou fotocópia, quando este tiver encaminhado o processo. No caso deste o grêmio ou DCE ter sido credenciado no processo do CME, a apresentação da ata de posse é dispensada.

c) Se for necessário o uso de uma folha em anexo para completar as assinaturas da ata de eleição de delegado, a mesma deve conter: Cabeçalho constando o VI Congresso da APE, nome, turma, RG (ou número de matrícula) e assinatura;

d) Documento oficial da Instituição de Ensino constando o número de alunos matriculados, podendo ser a própria lista de votação, desde que fornecida pela Instituição de Ensino. No caso de não ser apresentado o documento oficial será levado em conta o número de alunos constante do último Censo disponível ou dado disponibilizado pela Secretaria de Educação ou Coordenadoria de Educação Serrana III do Governo Estadual.

e) Comprovação oficial de matrícula da escola/universidade no presente ano, ou fotocópia dos delegados/as e suplentes;

f) Pagamento da taxa de credenciamento de: R$ 15,00 (quinze reais) para delegado (a), R$ 20,00 (vinte reais) para suplente e R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para observador (a).

Parágrafo 1º - O/A estudante inadimplente deverá apresentar documentação que comprove o vínculo acadêmico e sua situação de inadimplência com IES, no caso da IES não fornecer o comprovante de matrícula.

Parágrafo 2º - A ausência de qualquer documento exigido neste regimento impossibilitará o credenciamento do/a delegado/a.

Parágrafo Único – Nas atas de eleição deverão constar os suplentes. Cada delegado terá 02 suplentes para substituí-lo, ou seja, cada delegado titular terá dois suplentes específicos.

Art. 13º - A mesa de credenciamento das atas será composta pela CECO. Poderão dirigir-se à Mesa de Credenciamento para credenciar o delegado/a:

I – Representante da Comissão de Alunos responsável pelo processo eleitoral;

II – Representante dos grêmios ou DCE da Instituição de Ensino;

III – Diretores da APE;

IV – O próprio delegado;

V – Caso qualquer outra pessoa não citada anteriormente, só por aprovação de 50% da CECO.

Art. 14º - Caso ocorra ausência de até 40% (quarenta por cento) ou mais componentes da Mesa de Credenciamento no dia e horário previstos neste regimento, o prazo de tolerância será de uma hora para o início dos trabalhos.

Parágrafo Único – Esgotado o prazo de tolerância definido neste regimento a CECO dará inicio aos trabalhos no dia em questão com a(s) representante (s) presente (s).

Art. 15º - Qualquer membro da CECO, ou diretor da APE, representante de grêmio ou DCE devidamente credenciado poderá impetrar recursos contra o credenciamento de um ou mais delegado/a somente no ato do credenciamento deste (s) delegado/a(s).

Parágrafo 1º - Os recursos deverão ser analisados, conjuntamente com o restante dos documentos de credenciamento, e à CECO julgará o recurso manterá ou modificará a deliberação do credenciamento.

Art. 16º - De todo documento de credenciamento do VI Congresso da APE poderá ser requerido por fotocópia, no mesmo ato e sem qualquer impedimento. Os custos de fotocópia deverão ser pagos pelo requerente.

Art. 17º - o delegado/a só poderá exercer suas funções no VI Congresso da APE, apresentando-se à Comissão de Credenciamento e Organização para retirar a sua credencial, com os seguintes documentos:

a) Documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Registro Profissional, Setranscard Escolar, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação ou Certificado Reservista).

Parágrafo Único – A apresentação dos documentos originais acima é indispensável para a realização do credenciamento.

Art. 18º - A credencial de delegado/a é pessoal e intransferível, não sendo possível voto por procuração. O uso da credencial por terceiros implicará a anulação imediata da mesma. Será fornecida segunda via da credencial uma única vez e a perda ou extravio deverá ser comunicado imediatamente a CECO.

Art. 19º - O delegado/a poderá retirar sua credencial no dia do congresso das 14h até as 16:00h mediante a apresentação dos documentos previstos no presente regimento no Artigo 17º.

Art. 20º - O suplente só adquire a titularidade na ausência do delegado/a, verificada a partir do fechamento do credenciamento de delegados. A partir das 16:00 horas até as 16:40h se dará o fechamento do credenciamento. Para tanto o suplente deverá realizar a apresentação dos documentos previstos neste regimento no Art. 17º. Os horários poderão ser modificados pela CECO e deverão ser informados pela mesa diretora do Congresso.

Art. 21º - Os convidados/as para programação do VI Congresso da APE serão definidos pela CECO.

Art. 22º - Os trabalhos e plenárias do VI Congresso da APE serão dirigidos por uma Mesa Diretora composta pelo Presidente da APE, vice-presidente da APE, vice-presidente Universitário, Secretário Geral da APE e o 1º Secretário da APE.

Parágrafo 1º - Os trabalhos serão iniciados e concluídos, impreterivelmente, nos horários estipulados pela programação e com a presença da maioria simples dos membros da mesa.

Parágrafo 2º - A programação obedecerá ao seguinte cronograma:

Em anexo.

Art. 23º - O VI Congresso da APE será coordenado pelas seguintes comissões, com as respectivas atribuições:

I – CECO – Comissão de Eleição, Credenciamento e Organização:

a) Coordenar o processo de credenciamento a partir das definições neste regimento;

b) Emitir os documentos (ata de eleição, regimento do Congresso, local do credenciamento, folha de recurso, ata da mesa de credenciamento e recibo de entrega dos documentos) necessários para eleição e credenciamento dos delegados/as ao VI Congresso da APE;

c) Analisar e julgar, como instancia única, os recursos impetrados conforme Art. 13º;

d) Preparar e coordenar a infra-estrutura necessária para a realização do VI Congresso da APE,

e) Emitir lista final de delegados/as e coordenar a distribuição das credenciais (crachás);

f) Coordenar as inscrições dos delegados/as e observadores ao Congresso;

g) Indicar os membros da Comissão Sistematização e Votação;

h) Deliberar sobre as questões omissas neste regimento que sejam relatadas juntamente ás suas atribuições.

II - Comissão de Sistematização e Votação (CSV):

a) Receber até ¹/² hora (trinta minutos) após o encerramento do Grupo de Trabalho (GT), as propostas apresentadas, através de relatório por escrito em formulário próprio fornecido pela comissão;

b) Apresentar o projeto de Resolução, dividido em propostas consensuais e propostas divergentes á mesa diretora do Congresso. Este projeto será dividido em três textos temáticos, Movimento Estudantil, Educação e Situação Municipal, Internacional e Nacional (conjuntura). A critério da CSV, a votação poderá ser dividida em mais eixos e em mais temáticas.

c) Só serão encaminhadas as moções que forem alvo de consenso na CSV.

d) Aceitar somente até as 16:30 (dezesseis e trinta) do dia do VI Congresso da APE, propostas ou adendos. Não serão permitidos adendos ao Relatório Final apresentado na plenária Final. Só serão acatados pela mesa diretora - até o inicio da votação do tema pela Plenária Final – adendos e textos aprovados nos GD;

e) Organizar o processo de contagem de votos para a eleição da nova Diretoria da APE e votação de propostas polêmicas;

f) Deliberar sobre as questões omissas neste regimento que sejam relatadas junto as suas atribuições juntamente com a CECO.

Art. 24º - O Congresso da APE será constituído de, GD (Grupo de debate) e Plenárias.

Parágrafo 1º - O papel dos GD é o de discutir os pontos de pauta através de inscrições livres entre delegados/as e estudantes observadores.

Parágrafo 2º - O papel da plenária final é o de apresentar e votar as propostas já debatidas nos GD, sistematizadas pela Comissão de Sistematização e Votação.

Art. 25º - Cada Grupo de Debate (GD) será coordenado por duas pessoas previamente indicados pela Diretoria Executiva da APE.

Art. 26º - A participação nos GD é aberta a todos os estudantes credenciados e, caso seja necessária decisão sobre as questões de encaminhamentos e de ordem, somente os delegados/as terão direito a voto.

Art. 27º - As propostas relativas aos pontos de pauta deverão ser apresentadas nos GD e entregues por escrito, nas folhas de proposta à coordenação de cada GD para que sejam sistematizadas pela CSV.

Art. 28º - Só terão acesso ao plenário do Congresso os delegados/as, convidados e observadores devidamente credenciados.

Art. 29º - As votações durante o Congresso da APE serão efetuadas com as credenciais (crachás) dos delegados/as, fornecidas pela CECO.

Parágrafo 1º - As decisões do Congresso serão tomadas por maioria simples dos votos aferidos, conforme determina o próprio Estatuto da APE.

Art. 30º - A Mesa Diretora do Congresso da APE encaminhará as votações, em primeiro momento por mostragem, aferindo-a por contraste visual.

Parágrafo 1º - Em caso de não haver consenso na mesa sobre a existência de contraste usual será realizada contagem de votos juntamente com a eleição da nova diretoria da APE e/ou estudantes indicados por eles.

Parágrafo 2º - As questões de encaminhamentos ou de ordem deverão ser apresentadas à Mesa Diretora do VI Congresso da APE, que deliberará de maneira soberana sobre sua procedência.

Parágrafo 3º - A CECO decidirá se será necessária apresentação de RG, Passaporte, SETRANSCARD Escolar, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Carteiras Profissionais equivalentes, quando da votação da nova Diretoria da APE.

Art. 31º - As demais questões omissas deste regimento, assim como encaminhamentos derivados de questões organizativas e de infra-estrutura, serão resolvidas pela CECO.

Art. 32º - De acordo com o estatuto da APE, a composição da diretoria da APE, é proporcional e qualificada. E a chapa majoritária terá a preferência para escolher os cargos que ocuparam na executiva e na direção da APE.

*LEGENDA:

CECO – Comissão de Eleição, Credenciamento e Organização.

IES – Instituição de Ensino Superior

IE – Instituição de Ensino

CME – Conselho Municipal de Entidades

DCE – Diretório Central dos Estudantes

CSV – Comissão de Sistematização e Votação

Petrópolis 14 de outubro de 2009.

Conselho Municipal de Entidades da APE.

Ata do 9º Conselho Municipal de Entidades da APE

Aos 14 dias do mês de outubro de 2009 a Associação Petropolitana de Estudantes realizou no Colégio Estadual Dom Pedro II o 9º Conselho Municipal de Entidades da APE. As 9:00h (nove horas) da manhã iniciaram-se os trabalhos com a mesa de abertura composta pelo Presidente da APE, Vice-Presidente Universitário da APE, 1ª Secretária da APE, a Diretora Adjunta da escola Professora Miriam, o Presidente do Grêmio da Escola, e demais autoridades da cidade de Petrópolis. Após as saudações iniciais a mesa do credenciamento foi aberta e credenciaram-se 27 (vinte e sete) entidades das Instituições de Ensino de Petrópolis.

A mesa expôs inúmeras aprovações regimentais para a realização do VI Congresso da APE, para modificações estatutárias e cotidianas da Entidade além da plataforma política da APE até a realização do VI Congresso da APE e demais colocações citadas abaixo nesta ata.

A primeira aprovação consensual do CME foi à aprovação da CECO (Comissão Eleitoral, Credenciamento e Organização) do VI Congresso da APE com os seguintes nomes Diego Vieira de Oliveira portador do RG nº. 22.517.712-0, Daniel Silva de Paula portador do RG nº. 21.056.846-5, Jordani Fernandes Ribeiro portador do RG nº. 10.246.417, Pablo Medeiros Magdalena Antunes portador do RG nº 24.624.369.-5, Yuri Lucas Carius de Moura Almeida portador do RG nº. 21.576.790-6, Laura Corrêa de Guamá Guimarães portadora do RG nº. 24.873.904-7, Thiago Freire portador do RG nº. 4.384.424, Diego Morais Vieira portador do RG nº. 012.177.938-3., Guilherme Pereira Imbassahy portador do RG nº. 13.606.096-01, Flávio Gonçalves Vargas portador do RG nº. 21.665.398-0 e André Gustavo Cunha Rocha portador do RG nº. 11.141.394-4.

Foram aprovados a data e local de 07 (sete) de novembro de 2009 o dia para a realização do VI Congresso da APE no CIEP Cecília Meireles com a ressalva de que em caso de não possibilidade de ocorrer no local aprovado por motivos de força maior, acontecerá no Colégio Estadual Dom Pedro II com horário, regimento e programação que está em anexo.

Participaram e se credenciaram no 9º CME as entidades das seguintes Instituições de Ensino: C.E.D. Pedro II, COMAC, Colégio Estadual Rui Barbosa, Escola Municipal Moisés Furtado Bravo, Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, CIEP Cândido Portinari, Universidade Católica De Petrópolis, Colégio Estadual Irmã Cicília Jardim, Colégio Estadual Cardoso Fontes, Escola Municipal Stefan Weig, Escola Municipal Governador Marcelo Alencar, Escola Municipal Prefeito Rubens De Castro Bomtempo, Escola Municipal Soroptimista, Escola Municipal Professora Jandira Peixoto Bordignon, Escola Municipal Papa João Paulo II, CIEP Maestro Guerra Peixe, Escola Municipal Josemar Contage, Escola Municipal Hercília Moret, Escola Municipal Fábrica Do Saber, Colégio Bom Jesus Canarinhos, Escola Municipal Johann Noel, Ciep Gabriel Mistral, Cefet, Escola Municipal Salvador Kling, Liceu Carlos Chagas Filho, Escola Municipal Professora Rosemira de Oliveira Cavalcanti, Colégio Estadual Princesa Isabel.

O CME concordou e legitimou a mudança estatutária feita pela atual gestão entendendo de forma consensual que a mesma aumentou a participação e democracia da entidade, além de ter aprovado prorrogação do mandato da atual gestão por mais um (1) ano caso não possa ser realizado o VI Congresso da APE, por razões de falta de estrutura ou por força maior com a condição de resolução de impossibilidade de realização do mesmo por 50% mais um da CECO.

O CME aprovou sem nenhuma ressalva a prestação de contas da gestão e a prestação de contas do Ponto de Cultura da APE gerido pela atual gestão no último ano, além de ter aprovado o balanço final da atual gestão da Associação Petropolitana de Estudantes.

O CME sinalizou algumas bandeiras para o próximo biênio da entidade, tais como:

· Continuidade da Luta pela Universidade Pública

· CEDERJ no Centro

· Lutar pela Qualidade da Educação

· Lançamento da 2ª Caravana da APE Pela Cultura e Saúde

· Lançar bimestralmente APELIDO (Jornal da APE)

· Ampliação da sede da APE

· Participar dos debates da CONAE (Conferencia Nacional de EDUCAÇÃO)

· 7% do PIB para Educação.

Por fim, o CME aprovou algumas sinalizações políticas para o próximo biênio: entrega da plataforma eleitoral aos candidatos das eleições de 2010, luta pela nacionalização do Pré-Sal, maior transparência nas contas públicas, melhoria do acesso à cultura, esporte e lazer e melhoria da Educação Pública de qualidade.

Petrópolis-RJ, 14 de outubro de 2009.

Conselho Municipal de Entidades da APE