quinta-feira, 30 de julho de 2009

Férias prorrogadas nas escolas Estaduais para evitar aumento dos casos de gripe


O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, comentou que o adiamento das aulas faz parte das providências para evitar novos casos.
Na próxima quarta-feira, os três secretários voltam a se reunir para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias à prevenção da gripe. Depois de historiar as várias medidas já implementadas, algumas em conjunto com os governos federal e municipal do Rio de Janeiro, para neutralizar os efeitos da gripe na cidade e no estado, o secretário Sérgio Côrtes comentou que o adiamento das aulas faz parte dessas providências.Côrtes informou que tem se reunido com profissionais de saúde e com representantes de instituições médicas para discutir o perfil epidemiológico, isto é, como está se comportando a nova gripe nos pacientes que consideram de risco, que são os bebês com até dois anos de idade, os idosos e as grávidas.– Principalmente as grávidas. Estamos vendo um agravamento mais importante no quadro respiratório nas grávidas. Já são 55 internadas, sete em estado grave.
Queremos saber o porquê e qual a maneira de tratá-las, completou o secretário.Côrtes explicou ainda que os próximos dias servirão para que o governo do estado avalie, com mais precisão, a evolução dos casos de gripe A neste grupo e se também está ocorrendo em outros segmentos da população, a partir do recolhimento dos dados obtidos nos centros de referência municipais e estaduais e do Disque-Gripe. Até amanhã, devem estar funcionando 15 centros de acolhimento, o que vai gerar dados amplos sobre o problema.– A gente vai começar a entender quem está agravando. É a criança, a grávida, o idoso, enfim, os grupos de risco? Se não forem, então, serão os obesos? Isto vai servir estatisticamente para tomadas de decisão. Felizmente, não estamos tendo, até agora, sinais de agravamento em crianças com mais de dois anos. Então, vamos aguardar uma semana e observar este grupo. Se não houver mesmo nenhuma alteração significativa no comportamento de crianças e adolescentes, podemos pensar em retornar às aulas, mesmo que o número de casos de gripe A aumente no geral, argumentou Côrtes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ok, Amigo(a), recebido. Abraço!