sábado, 20 de fevereiro de 2010

Candidatos inscritos no Sisu têm até sexta-feira para garantir matrícula

Os estudantes que fizeram o Enem e concorreram a uma das 47,9 mil vagas oferecidas entre as 23 universidades, as 26 instituições federais de educação profissional, a Universidade Estadual do Norte Fluminense e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE na primeira fase de seleção do Sistema de Seleção Unificada, agora têm que correr para realizar a matrícula na instituição em que foram aprovados. O prazo para a matrícula começa no dia oito de fevereiro e termina no dia 12.

No estado do Rio de Janeiro, a UFRRJ, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, foi a segunda universidade com o maior número de candidatos inscritos na primeira etapa do Sisu. Ao todo, foram 48.347 inscrições para as graduações da rural. Os cursos que mais receberam inscrições foram: Administração, com 5.301; Direito, 3.886; Pedagogia, 2.422; Educação Física, 2.418 e Medicina Veterinária, com 2.301. A Universidade Federal do Mato Grosso foi a mais disputada, com 56.703 inscritos. Ao todo, 793.910 pessoas se inscreveram nas 51 instituições que aderiram ao Sisu entre os dias 29 de janeiro e três de fevereiro. A ocupação da vaga só é confirmada após a realização da matrícula na instituição. As vagas não ocupadas serão ofertadas novamente na segunda etapa de inscrições. Os candidatos não selecionados na primeira etapa poderão tentar novamente uma vaga e se inscrever na segunda etapa, que começa no dia 15 e vai até 20 de fevereiro.


Nota do Enem vale também para certificação


A realização do Enem não foi exclusiva para os estudantes que desejam iniciar o ensino superior. Depois da reformulação do exame, ele passou a servir também para conferir a certificação de competências de ensino médio para estudantes com mais de 18 anos, substituindo o antigo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Encceja, nesse nível de ensino.

A nota mínima indicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Inep, para a certificação foi de 400 pontos. Esta nota foi estabelecida considerando a nota de corte utilizada pelo Encceja até o ano passado, que era de 100 pontos. Foi realizada uma análise estatística, de modo a verificar a correspondência da nota 100 do Encceja com a nova escala no Enem 2009.
As secretarias podem aproveitar as notas de uma ou mais áreas avaliadas no Enem 2009, de acordo com o interesse e a certificação desejada pelo candidato. O candidato pode pleitear a certificação em cada uma das quatro áreas do conhecimento separadamente.

As secretarias de educação dos estados, municípios e do Distrito Federal têm autonomia para definir os procedimentos para certificação de ensino médio com base nas notas do Enem 2009. A secretaria tem a responsabilidade de emitir os certificados de conclusão ou declaração de eliminação de componentes curriculares, quando solicitado pelo participante. Além da secretaria de educação, institutos federais de educação, ciência e tecnologia também poderão emitir certificação.

Para obter a certificação do ensino médio com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o candidato deve procurar a secretaria de sua cidade para que seja dado andamento aos procedimentos necessários. Após o pedido, a secretaria tem o prazo de 30 dias para solicitar ao Inep as notas dos candidatos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ok, Amigo(a), recebido. Abraço!