Amanhã, dia três, termina a primeira etapa para concorrer a uma vaga nas 51 instituições que participam do Sistema de Seleção Unificada, Sisu, e que utilizam apenas a nota do Enem como forma de ingresso. Nesta primeira edição, as universidades públicas oferecem 47,9 mil vagas em cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. Além das instituições federais, sendo 23 universidades e 26 instituições federais de educação profissional, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE também selecionarão seus candidatos pelo Sisu.
O MEC, Ministério da Educação, disponibilizou as notas do exame no dia 27, última quarta-feira. Amanhã, os vestibulandos terão a última chance de saber qual a nota de corte do curso que escolheram. A partir daí, o sistema irá gerar a lista dos alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer a seleção.
Desde o dia 30, os estudantes fizeram sua escolha aplicando a uma das vagas. Até a noite de domingo, dia 31, 335 mil estudantes efetuaram inscrições. Após a aplicação a uma das vagas, o sistema realizou o processamento das notas e, após contabilizar todas, gerou sucessivas notas de corte. As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer. Um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável.
No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e três de março, com resultado no dia cinco. Em cada uma das três etapas os candidatos poderão optar por concorrer definitivamente a vagas em apenas um curso.
O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é o sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem de 2009. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.
O Ministério da Educação colocou à disposição uma central de atendimento para os alunos. O telefone é: 0800 61 61 61.