quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Projeto Reciclando na Escola foi lançado em Petrópolis


Para incentivar a reciclagem nas comunidades de Petrópolis, as secretarias de Educação e Meio Ambiente e a Tetra Pak se tornaram parceiros no projeto Reciclando na Escola. O projeto, lançado nessa terça-feira (29/09), consiste na arrecadação de embalagens Tetra Pak, mais conhecida como longa vida, (embalagens de leite, sucos, massa de tomate, entre outros) por alunos e membros das comunidades. O montante arrecadado será convertido em material didático para as escolas.

Durante o lançamento, realizado no auditório do Centro de Capacitação Frei Memória, o representante do projeto Recicoleta, Paulo Ribeiro, ministrou palestra informando os benefícios da reciclagem para a cidade e como o processo é realizado.

As diretoras e diretores das escolas já receberam os kits com material de educação ambiental que serão distribuídos aos professores para trabalharem em sala de aula com os alunos. Além disso, livros sobre reciclagem também foram entregues. Também estiveram no lançamento, integrantes da Cooperativa Esperança.

Na primeira etapa do projeto, participarão aproximadamente 30 escolas, que compreendem a região do Quissamã até o distrito de Corrêas. Aos poucos, toda a rede pública do município fará parte dessa iniciativa. “Nosso trabalho é formar cidadãos conscientes e essa é uma ação de inteira importância. Os alunos vão aprender e as escolas vão receber mais materiais para que possam ser desenvolvidos ainda mais o trabalho dentro da sala de aula”, declarou a secretária de Educação, Sandra La Cava.

O objetivo é transformar os alunos e professores em agentes multiplicadores e contribuir para a reciclagem de materiais. “Além de ajudar as escolas, estamos conscientizando esses alunos da importância de cuidar do Meio Ambiente. Se hoje eles aprendem esse procedimento vão repassar para os pais, vizinhos, amigos e familiares e quando estiverem adultos vão continuar reciclando e vão ensinar a seus filhos”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Luís Eduardo Peixoto.

Para ajudar as escolas, as comunidades das regiões citadas (do Quissamã à Corrêas) poderão deixar o material em uma unidade escolar próxima. É importante que os materiais estejam limpos e livres de gordura e outros resíduos. Até o fim da próxima semana, quando receberão as bags para acondicionar as embalagens e que serão recolhidas quinzenalmente pela Comdep, as escolas participantes já estarão aptas para receberem os materiais para reciclagem.

No fim de cada semestre, todas as escolas participantes vão receber material didático de acordo com os quilos arrecadados no período. A unidade que mais arrecadar durante o ano de 2010, proporcionalmente ao número de alunos matriculados, receberá uma TV de 42 polegadas e um home theater.

Reciclagem - A embalagem longa vida é composta por três materiais: papel, alumínio e plástico, distribuídos em seis camadas para proporcionar maior proteção ao alimento envasado. Sendo reciclado, o papel é utilizado na fabricação de caixas e tubetes, o plástico com alumínio pode ser transformado em grãos e usado como matéria-prima na produção de vassouras, lixeiras e para fabricação de placas ou telhas. Com a tecnologia de plasma, o mais recente desenvolvimento da Tetra Pak na área de reciclagem, é possível separar o plástico do alumínio. O primeiro pode ser recuperado na forma de parafina e, o segundo, na forma de lingotes, que podem ser utilizados em indústrias.
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ok, Amigo(a), recebido. Abraço!