quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Comissão de Ética decide convocar Naval e Dudu



A Comissão de Ética da Câmara se reuniu pela primeira vez na tarde de ontem, e entre as deliberações está a convocação dos vereadores Roberto Naval (PMDB) e Luiz Eduardo (Dudu – PSDC), por causa da confusão envolvendo os dois, que ocorreu na semana passada, na sala atrás do plenário. Com o objetivo de esclarecer como será o trabalho da comissão, daqui a 15 dias a comissão vai se reunir com todos os vereadores.O presidente da comissão, vereador Wagner Silva (PPS), voltou a afirmar que toda a vida parlamentar do vereador poderá ser acompanhada, pois as informações estarão no site da Câmara.

Ele citou como exemplo as viagens dos vereadores para participar de congressos e outros encontros. “Além de dizer para onde foi, o site vai ter a pauta do encontro, o que foi discutido, quanto custou e outras informações para que a população possa acompanhar. Vamos dar transparência às ações do Legislativo, inclusive sobre a presença ou falta do vereador nas sessões. Tudo estará na pasta de cada vereador no site”. A reunião com o vereador Roberto Naval será às 14h, e com o vereador Dudu às 15h, na sala das comissões, na próxima quarta-feira. “Vamos ouvi-los para saber o que está acontecendo e tomar as decisões de acordo com o Código de Ética”, explicou o presidente da comissão.

Wagner Silva disse que ficou acertado na primeira reunião da comissão, que, além dos membros titulares – os vereadores Marcio Muniz (PSC) e Marcelo Motorista (PDT) –, contou com a presença do corregedor, vereador Albano Filho (Baninho – PSB) e dos suplentes, será pedido à Mesa Diretora que identifique os vereadores com seu nome sobre a mesa. “Quem está diariamente na Câmara conhece cada vereador, mas quem chega não sabe quem é quem. As placas são importantes e também vão definir o lugar do vereador no plenário, para que não fique cada sessão num local”.Segundo o vereador, a definição de local é uma prática comum nos parlamentos, pois facilita a identificação de quem está falando, tanto para quem preside a sessão quanto para a plenária.

Wagner Silva afirmou que a partir de agora o vereador terá que ter postura dentro do plenário, conforme está definido pelo Código de Ética, e uma das medidas será a orientação para que não tenha conversas paralelas, como ocorre em algumas sessões.Com relação às denúncias, Wagner Silva disse que qualquer cidadão, vereador ou não, pode protocolar uma denúncia contra o parlamentar. Ela será encaminhada à Mesa Diretora e o presidente a encaminhará à Comissão de Ética, que fará a apuração dos fatos. “Concluído todo o trabalho, a comissão entrega o parecer à Mesa Diretora e o presidente da sessão tem que ler o parecer em plenário, para que todos tomem conhecimento”, explicou o vereador.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Projeto Reciclando na Escola foi lançado em Petrópolis


Para incentivar a reciclagem nas comunidades de Petrópolis, as secretarias de Educação e Meio Ambiente e a Tetra Pak se tornaram parceiros no projeto Reciclando na Escola. O projeto, lançado nessa terça-feira (29/09), consiste na arrecadação de embalagens Tetra Pak, mais conhecida como longa vida, (embalagens de leite, sucos, massa de tomate, entre outros) por alunos e membros das comunidades. O montante arrecadado será convertido em material didático para as escolas.

Durante o lançamento, realizado no auditório do Centro de Capacitação Frei Memória, o representante do projeto Recicoleta, Paulo Ribeiro, ministrou palestra informando os benefícios da reciclagem para a cidade e como o processo é realizado.

As diretoras e diretores das escolas já receberam os kits com material de educação ambiental que serão distribuídos aos professores para trabalharem em sala de aula com os alunos. Além disso, livros sobre reciclagem também foram entregues. Também estiveram no lançamento, integrantes da Cooperativa Esperança.

Na primeira etapa do projeto, participarão aproximadamente 30 escolas, que compreendem a região do Quissamã até o distrito de Corrêas. Aos poucos, toda a rede pública do município fará parte dessa iniciativa. “Nosso trabalho é formar cidadãos conscientes e essa é uma ação de inteira importância. Os alunos vão aprender e as escolas vão receber mais materiais para que possam ser desenvolvidos ainda mais o trabalho dentro da sala de aula”, declarou a secretária de Educação, Sandra La Cava.

O objetivo é transformar os alunos e professores em agentes multiplicadores e contribuir para a reciclagem de materiais. “Além de ajudar as escolas, estamos conscientizando esses alunos da importância de cuidar do Meio Ambiente. Se hoje eles aprendem esse procedimento vão repassar para os pais, vizinhos, amigos e familiares e quando estiverem adultos vão continuar reciclando e vão ensinar a seus filhos”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Luís Eduardo Peixoto.

Para ajudar as escolas, as comunidades das regiões citadas (do Quissamã à Corrêas) poderão deixar o material em uma unidade escolar próxima. É importante que os materiais estejam limpos e livres de gordura e outros resíduos. Até o fim da próxima semana, quando receberão as bags para acondicionar as embalagens e que serão recolhidas quinzenalmente pela Comdep, as escolas participantes já estarão aptas para receberem os materiais para reciclagem.

No fim de cada semestre, todas as escolas participantes vão receber material didático de acordo com os quilos arrecadados no período. A unidade que mais arrecadar durante o ano de 2010, proporcionalmente ao número de alunos matriculados, receberá uma TV de 42 polegadas e um home theater.

Reciclagem - A embalagem longa vida é composta por três materiais: papel, alumínio e plástico, distribuídos em seis camadas para proporcionar maior proteção ao alimento envasado. Sendo reciclado, o papel é utilizado na fabricação de caixas e tubetes, o plástico com alumínio pode ser transformado em grãos e usado como matéria-prima na produção de vassouras, lixeiras e para fabricação de placas ou telhas. Com a tecnologia de plasma, o mais recente desenvolvimento da Tetra Pak na área de reciclagem, é possível separar o plástico do alumínio. O primeiro pode ser recuperado na forma de parafina e, o segundo, na forma de lingotes, que podem ser utilizados em indústrias.
ASCOM

Honduras - três meses sob Golpe de Estado

A comunidade internacional condena golpe e teme pela democracia no país. Leia as últimas informações e entrevista exclusiva com estudante hondurenha.
A cada dia Honduras tem sua democracia mais atacada. Hoje, quando completam três meses do Golpe de Estado, as duas únicas emissoras de rádio e TV que apóiam o presidente deposto – Manuel Zelaya – foram cercadas por militares.

O governo golpista de Roberto Michelleti editou um decreto (16/2009) restringindo a liberdade de expressão e manifestação permitindo a prisão de qualquer pessoa nos próximos 45 dias.. O foco da tensão na capital Tegucigalpa é a embaixada brasileira, onde está abrigado o presidente legitimamente eleito, Manuel Zelaya.

Michelleti deu um ultimato ao Brasil que entregasse o presidente deposto, o que foi rechaçado pelo governo brasileiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o país não acatará ultimato de um golpista, afirmando que não reconhece Michelleti como governo interino.

A polícia hondurenha está impedindo qualquer manifestação pública pró-Zelaya. Neste domingo, 27, foi enterrada uma jovem estudante, de 24 anos, morta por complicações no sistema respiratório após respirar gás lacrimogêneo lançado por policiais durante uma manifestação.

Atendendo a pedidos do presidente do Congresso hondurenho, José Alfredo Saavedra, preocupado com o acirramento do clima de tensão nos próximos dois dias, os seis deputados brasileiros que planejavam ir à Tegucigalpa hoje, adiaram a viagem para a quarta-feira.

Entrevista com estudante de Honduras
Leia a entrevista exclusiva com a estudante hondurenha Grecia Lozano, que conta sobre os momentos dramáticos pelos quais Honduras está passando desde o golpe militar impetrado há três meses, que arrancou do poder o presidente Manuel Zelaya, democraticamente eleito. Grecia Lozano é dirigente estudantil secundarista.

Qual a situação dos estrangeiros hoje em Tegucigalpa?

Na noite de sábado os golpistas determinaram a todas as embaixadas e representações diplomáticas que romperam relações com Honduras, que deixem o país. E que as que permanecerem no país serão obrigadas a credenciar todos os seus funcionários junto ao governo interino. Considero estúpido o que estão fazendo e peço desculpas pelo ato de meu país, que me deixa honestamente muito triste.

Sabemos que a situação política de seu país está extremamente conturbada. Qual é o clima agora na capital de Honduras?

É definitivamente macabro o que os golpistas estão fazendo. Estou bastante consternada como jovem, como hondurenha e principalmente como ser humano. Nesta segunda-feira tem inicio o momento mais difícil para o país. Se as embaixadas estrangeiras saírem de Honduras, a guerra está declarada.

Que notícias você tem da embaixada brasileira, onde está o Presidente Manuel Zelaya?

A situação é crítica para quem está na embaixada. Lançaram produtos tóxicos na água que serve ao prédio, com o objetivo de prejudicar a saúde de Zelaya. Uma fonte nos disse que o presidente ficou muito doente por causa da água contaminada – está até vomitando sangue-. Os produtos tóxicos são letais. O objetivo dos golpistas é obrigar o presidente a recorrer a um hospital ou clínica, e aproveitar o momento para prendê-lo.

Como a resistência está sendo tratada?

Tenho um tio que foi perseguido recentemente. Tentaram matá-lo, pois ele estava colaborando com a resistência. Foram momentos horríveis. Algumas pessoas contrárias ao golpe estão desaparecidas. Um senhor já ameaçou: se seu filho, que está sumido, não reaparecer nos próximos dias, ele garantiu que vai instalar explosivos no próprio corpo e fazer vigília em frente ao palácio do governo, onde está Roberto Michelleti (que assumiu a presidência após o golpe).

Ficamos sabendo por aqui que a mídia hondurenha também foi proibida de atuar...
Apenas dois veículos de comunicação não estão apoiando o golpe (são canais de televisão). O governo estava colocando bombas nas antenas de transmissão. As rádios que resistem também estão bloqueadas e as demais estão proibidas de divulgar qualquer coisa que remeta ao ato golpista.

E a juventude, como está reagindo?

Estou organizando uma frente de estudantes para nos unirmos à Federação Nacional dos Estudantes Secundaristas de Honduras (Fenaesh). A idéia é participar ativamente como uma organização de estudantes das passeatas e marchas contra os golpistas e também prestando primeiros socorros às vitimas que estão sendo violentamente reprimidas nas ruas. A polícia tem tratados os manifestantes como cães!

Estamos resistindo, mesmo preocupados com a saúde do presidente, mas sabemos que venceremos. Insisto à juventude de todo o mundo que não se cale diante deste governo fascista e militarista. Estou preocupada e não tenho idéia do que fazer. Não sei se saio gritando, se me vingo. Ficar nessa espera é horrível. Agradeço a todos por nos apoiarem e buscarem notícias de Honduras. Especialmente Brasil, Cuba, Equador, Nicarágua e Venezuela.
Fonte: www.une.org.br

domingo, 13 de setembro de 2009

Caravana da APE, Sucesso!!

Patrocínio:






No ano em que se completa o 55º aniversário, a APE reafirma seu compromisso com estudante petropolitano e lançou em maio com ias de 300 estudantes o Projeto Caravana da APE no Colégio Estadual D. Pedro II.


A caravana da APE tem como objetivo percorrer as Escolas do Município, para levar aos estudantes debates e palestras importantes para formação da juventude. Para a primeira edição, foi escolhido o tema ‘’Pelo Primeiro Emprego pra Juventude e pela Qualidade do Ensino’’, com o importante apoio massivo dos grêmios estudantis, das diretorias dos colégios e das empresas parceiras.


A entidade promove palestra sobre o mercado de trabalho, além do cadastramento dos currículos dos alunos nessas empresas para o preenchimento de vagas de empregos e estágios.
Além do C. E. D. Pedro II, a Caravana da APE já passou pelo Colégio Princesa Isabel, e juntamente com a Prefeitura Itinerante no Bairro Independência, nessas três etapas os estudantes / moradores compareceram, tendo em média 300 pessoas por evento, alcançando a marca de mais de 850 jovens devidamente cadastrados e encaminhados ao mercado de trabalho, além de mais de 20 estudantes que foram sorteados com bolsas integrais de informática e de cursos profissionalizantes oferecidas durante a Caravana da APE pela Prime System Curso de Formação Profissional uma das nossas maiores parceiras.


Agora no segundo semestre, o objetivo é intensificar os trabalhos e levar a Caravana da APE a mais cinco etapas nas escolas, faculdades e comunidades com a Prefeitura Itinerante, até dezembro. E para isso a APE continua contando com o apoio dos parceiros do projeto e com a participação do estudante que é a essência do projeto.


Por fim estudante, quero desejar a você Sucesso e que a Caravana da APE possa ir até a sua escola/ universidade e mais uma vez reafirmamos o nosso compromisso com a juventude, no que tange ao primeiro emprego, qualidade da educação, inclusão social e acesso a cultura esporte e ao lazer.
Saudações Estudantis e Até a próxima etapa!!!

Daniel S. de Paula
Coordenador Geral da Caravana da APE

Festa da Juventude no Rio de Janeiro!



Na UERJ, estudantes universitários e secundaristas prestigiaram a posse da UEE e assistiram abertura do 12º CONEG da UBES.

Festa da Juventude no Rio de Janeiro!
Na UERJ, estudantes universitários e secundaristas prestigiaram a posse da UEE e assistiram abertura do 12º CONEG da UBES.


O ato de posse da União Estadual dos Estudantes do Estado do Rio de Janeiro fica marcado pela motivação da nova diretoria da entidade - gestão 2009/11-, que tem pela frente muitas expectativas e desafios a enfrentar.

“Para nós, a posse ter sido na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) é simbólico. Esta foi a primeira universidade do País a implantar o sistema de reserva de vagas para estudantes de escola pública. Também estamos bastante felizes por contar com a audiência dos secundaristas presentes, que participam do 12º CONEG da UBES”, declara Flávia Calé, a Presidente empossada.

Em nossa história de lutas do movimento estudantil, a UEE do Rio de Janeiro sempre foi uma das protagonistas, por sua grande capacidade de mobilização. “A UEE deste estado tem se fortalecido e os dirigentes que assumem agora tem a responsabilidade e o desafio de manterem a forte atuação e conquistar novos pleitos, como é o caso da meia-passagem para todos os estudantes”, brada Augusto Chagas, presidente da UNE, que participou do ato e discursou em nome dos estudantes de norte a sul do Brasil.

“Desejamos muita sorte para a nova diretoria e afirmo que estaremos juntos nas novas conquistas!”, conclui Chagas, que reiterou a força do evento, prestigiado por estudantes secundaristas de todo o país e ainda da Bolívia, Colômbia e Peru, que participam do 12º CONEG da UBES e do 1º Encontro Latino-Americano e Caribenho dos Estudantes Secundaristas, que acontece na UERJ até 6 de setembro.

O Presidente da APE Diego Vieira também participou como delegado representando a APE no CONEG da UBES, ao qual foi um palco de inúmeros debates educacionais e debates sobre o próximo Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, segundo Diego Vieira, esse CONEG demonstrou o tamanho real da UBES, que credenciou mais de 400 delegados de todas as partes do País, além de ter realizado no Brasil o 1º Encontro Latino Americano e Caribenho dos Estudantes Secundaristas.

‘’ Fico muito feliz em poder ver esse CONEG desse tamanho e mais feliz ainda por saber que a APE contribui para essa história, além de termos ajudado a lançar o 1º Congresso da nova Entidade Estadual Secundarista que irá nascer em novembro no nosso Estado e por isso mais uma vez estamos aqui escrevendo a história com as nossas próprias mãos e além disso tudo já foi dado o ‘’start’’ para o Congresso da APE que irá reformular radicalmente a entidade para que possamos ficar maior e mais representativo para os estudantes Petropolitanos’’

Acompanhe maiores informações da UNE e UBES pelo site: www.une.org.br



ASCOM APE

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cefet amplia salas de aula e pensa em criar novos cursos Profissionalizantes


Um ano após a abertura de cursos profissionalizantes em um dos prédios mais monumentais da cidade (o do antigo Fórum), o diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrópolis (Cefet -Petrópolis), Paulo Bittencourt, já está providenciando a ampliação do espaço físico das salas de aula e estuda a possibilidade de criação de novos cursos. Com isso, os pólos de modas da cidade poderão ganhar um reforço de profissionais, uma vez que entre os possíveis cursos alguns seriam voltados para o setor. “Estamos estudando a possibilidade de criação de novos cursos. Temos sido procurados pelo pessoal dos pólos de modas da Rua Teresa e do Bingen. Entre os cursos que estão sendo estudados, estamos pensando em algo na área de moda, estilismo e design”, comentou o diretor.
Bittencourt lembra que, além destes, está sendo cogitada também a possibilidade de cursos de eletromecânica e edificações. De acordo com o diretor, a possibilidade de abertura de novos cursos ainda está sendo estudada. A direção pensa em abrir novos cursos, mas trabalha também para a ampliação da estrutura do Cefet, para atender os três cursos que desenvolvemos atualmente (técnico de telecomunicações, com ênfase em TV digital e os superiores de tecnologia em gestão de turismo e licenciatura em Física). “Estamos planejando obras de infra-estrutura para poder adequar o Cefet para o aumento progressivo da demanda de alunos até 2012. As plantas já estão prontas, estamos elaborando todos os projetos. Nossa expectativa é de que até meados de 2010 essa área do prédio utilizado atualmente já esteja ocupada e precisaremos de mais salas, porque em cada semestre recebemos uma média de 90 alunos, sendo 30 em Física, 30 em turismo e 30 a 35 em telecomunicações”, disse Bittencourt.O diretor frisou que as obras estão sendo planejadas seguindo as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. “As obras estão em rígida consonância com as normas do Iphan, pois temos a consciência de que é muito importante para uma cidade como Petrópolis preservar o seu Patrimônio Histórico Arquitetônico e Cultural”, disse.
O diretor, que também leciona para as turmas do Cefet em Petrópolis e no Rio de Janeiro, disse ainda que está em fase de implantação a Biblioteca Central, e a previsão é de que em janeiro os laboratórios estejam funcionando. “Já estamos fazendo a aquisição de materiais e a biblioteca está sendo preparada. O Cefet hoje conta também com um serviço de apoio sócio-educacional para atender alunos e a comunidade. Temos também um sistema de bolsa de alimentação para os alunos”, explica o professor.Bittencourt avalia que o crescimento do Cefet está dentro dos planos de implantação e diz que a previsão é de que em 2011 cerca de 1.300 alunos estejam sendo profissionalizados no Cefet - Petrópolis. “Estamos completando um ano e já estamos na terceira turma. Temos hoje 160 alunos nos cursos de graduação e 120 no curso de tecnologia de telecomunicações.
O número está dentro do previsto, inclusive com cerca de 5% a mais de alunos. A avaliação que fazemos é de que os resultados foram surpreendentes, principalmente pela forma como o Cefet se tornou conhecido na cidade e despertou o interesse dos alunos e também uma resposta das empresas”, lembra.
ASCOM APE