terça-feira, 26 de abril de 2011

Enade será substituído pelo Enem para alunos iniciantes na graduação

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Enade, aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e privadas terá novidades este ano. O Ministério da Educação decidiu que os alunos que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Enade. A substituição de exames é válida apenas para alunos ingressantes nas graduações.

Apesar de dispensados do Enade, os ingressantes que tiverem participado do Enem devem ser inscritos normalmente, para efeito de cadastro. De acordo com o MEC, a dispensa tem como objetivo reduzir custos e dar eficácia à aplicação da prova. A economia será de aproximadamente R$ 30 milhões. Além da redução dos custos, a substituição do exame para universitários ingressantes não aferia as habilidades e conhecimentos adquiridos pelo aluno desde sua entrada até o segundo semestre do curso.

A inscrição dos alunos no Enade é de responsabilidade da instituição e deve ser feita de 18 de julho a 19 de agosto pela internet. São considerados alunos ingressantes aqueles que tenham iniciado o curso em 2011. Já os concluintes são aqueles que tenham expectativa de formatura em 2011 ou que tiverem cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo.

As instituições de ensino superior já pediam este tipo de mudança ao MEC, uma vez que o aluno que não comparece ao Enade fica impedido de colar grau ao fim da graduação, mas o desempenho na prova não afeta o currículo do aluno. Sem este compromisso, as instituições defendiam que a nota do curso ficava comprometida. Outra novidade, a partir deste ano, é que o aluno que estiver impedido de obter o diploma não precisará fazer a prova, basta que a instituição de ensino faça sua inscrição e o caso fica regularizado.

O Enade é aplicado para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições a partir do valor agregado pelo estudante ao longo de sua formação. A nota obtida pelos alunos é utilizada no cálculo de vários indicadores de qualidade que são utilizados para regular a oferta de ensino no país. O MEC calcula que 1,2 milhão de alunos estão aptos a participar do exame que será aplicado no dia seis de novembro.

Este ano serão avaliados os cursos superiores em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música. Também participam do Enade os alunos de cursos técnicos em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental


Fonte> MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ok, Amigo(a), recebido. Abraço!