sábado, 21 de agosto de 2010

Presidente da APE reclama de Calendário de Reposição


O Presidente da Associação Petropolitana dos Estudantes Diego Vieira em entrevista essa semana sobre a educação no Município expôs sua opinião quanto ao calendário divulgado pela Prefeitura sobre a reposição das aulas da rede municipal (por causa da greve).



Acredito que o caminho não seja este de repor as aulas aos sábados e as aulas irem até 23 de dezembro, esse calendário esta fadado ao fracasso, vamos pensar e informar nossa opinião a secretária, os estudantes que irão fazer o ENEM não terão tempo hábil de preparado suficiente para fazer a prova, temos que criar mecanismos mais rápidos que também possam ser bem mais eficazes e concretos.



Segundo o Presidente da APE a partir da próxima semana a entidade ira se reunir para apresentar uma proposta mais coesa e que não prejudique tanto os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. São mais de 50 mil estudantes só na rede Municipal que irão passar por essa reposição, a logística deve ser mais rápida para não atrapalhar tanto a vida dos estudantes e pais.

UFRJ: 20% das vagas serão para estudantes de escolas públicas

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) definiu nesta quinta-feira (19) o sistema de cotas que adotará a partir do vestibular 2011.

Vinte por cento das vagas serão destinadas a estudantes oriundos das Faetecs e de escolas públicas das redes municipais e estadual do Estado do Rio. A medida exclui das cotas os alunos de colégios federais, universitários, militares e de aplicação.

Quarenta por cento das vagas serão para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona alunos de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enquanto os outros 40% ficarão a cargo do vestibular tradicional.

A UFRJ também definiu que não terá recorte de raça ou de renda. Todos os alunos que quiserem participar do vestibular da instituição terão, obrigatoriamente, que realizar o Enem deste ano.

Fonte: Agência Rio

Nova Secretária de Educação é empossada

Depois de quase um mês sem um titular para a Secretaria de Educação, o prefeito Paulo Mustrangi (PT) finalmente anunciou na segunda-feira (26/07) que a professora Maria Alice Lima, diretora adjunta da escola municipal Salvador Kling, ocupará o cargo.

A nova secretária tem 28 anos no magistério – desses, 18 na rede pública municipal. Na Prefeitura, começou como professora de Português no Liceu Municipal Cordolino Ambrósio. Foi também a primeira diretora do Centro de Capacitação Frei Memória.

É mestre em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pedagoga e graduada em Letras (ambos os cursos pela Universidade Católica de Petrópolis). Hoje, é professora titular da Universidade Estácio de Sá e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, além de ser diretora adjunta e orientadora pedagógica da PMP.

O Presidente da APE Diego Vieira participou do eventou, parabenizou a escolha do Prefeito e desejou sorte a nova secretária nesta nova fase de sua carreira. ''Estou feliz, vi no rosto dos servidores a alegria pela escolha do Prefeito, espero que a nossa educação volte a ser prioridade no Município e que possamos avançar não cometer mais os erros do Passado''.