A Associação Petropolitana dos Estudantes (APE) está preocupada com a falta de professores na rede municipal de ensino, principalmente no Liceu Municipal. O presidente da entidade, Diego Vieira, disse que antes da greve da Educação já havia falta de professores, por isso lamenta que a Secretaria de Educação não tenha se preparado para substituir os profissionais de licença médica e que se aposentaram.
Para Diego Vieira, a situação ficou mais grave com a demissão da secretária e cobrou do prefeito Paulo Mustrangi a indicação de um novo secretário, pois acredita que a demora vai prejudicar os alunos. “Divulgaram que a discussão sobre a reposição das aulas será no dia dois de agosto e isto é preocupante, pois há alunos se preparando para o vestibular e também para prova do Enem”. O presidente do Grêmio da Escola Estadual Dom Pedro II, Pablo Souza, disse que a falta de professores afeta também a rede estadual de ensino e está prejudicando os alunos do ensino médio que vão prestar vestibular.
O presidente da APE espera que a Coordenadoria Estadual de Educação resolva o problema e que o prefeito indique o secretário de Educação do Município para que os problemas na rede municipal sejam resolvidos sem prejuízo para os alunos. Diego Vieira espera que a APE seja convidada para discutir a reposição das aulas e também o nome do novo secretário de Educação. Na sua opinião, o prefeito Paulo Mustrangi deveria escolher alguém da rede municipal, pois acredita que para uma pessoa que conheça toda a rede será mais fácil buscar uma solução para os problemas da Educação. “Estamos vendo que da forma como as coisas estão sendo conduzidas os alunos secundaristas serão os mais prejudicados”.